O sistema prisional sempre sofreu muitos preconceitos por carregar o estigma de acolher aqueles que a sociedade rejeitou. Pensando nisso, a Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) realiza nos dias 14 e 15 deste mês seu primeiro workshop para debater práticas e medidas a respeito do sistema penitenciário alagoano. O encontro se dará no Maceió Mar hotel e contará com autoridades locais.
Entre as temáticas abordadas, algumas chamam a atenção por sua complexidade, a exemplo da lotação dos presídios e recentes denúncias que vincularam o nome do sistema a maus tratos. O trabalho se dará a partir de quatro eixos temáticos: Administração do Sistema Prisional – gargalos e entraves; Órgãos de Execução Penal – formas de atuação conjuntas; Gestão de Pessoas – investimento e valorização; e Ressocialização – limitações e possibilidades. O tenente coronel Carlos Luna, intendente geral, juntamente com os líderes de unidades prisionais, fará a abertura, dando assim início ao encontro.
O evento está dividido em duas partes: o primeiro dia (14) consiste na apresentação do workshop (temática e objetivo) e no segundo (15), debates a respeito das unidades e seus problemas. Quem se interessar pelo debate terá que se contentar apenas com a abertura, já que o segundo dia será restrito, só podendo entrar mediante a apresentação de convite. Dessa forma, debaterão a respeito dos temas abordados, buscando soluções viáveis.
Esse é o primeiro workshop destinado a essa temática. A Intendência Geral do Sistema Penitenciário está otimista, pois o mesmo visa melhoras para funcionários e reeducandos, tentando dessa forma minimizar problemas existentes. No encerramento, será apresentado um relatório final contendo propostas discutidas pelos grupos durante o encontro.
|