Passada mais de uma semana da última reunião do Conselho Universitário (Consuni), que não ocorreu devido a falta de representação estudantil oficial, conselheiros da Comissão Gestora (CG) do DCE foram empossados ontem (26) durante sessão ocorrida no auditório da Biblioteca Central. A sessão foi tensa devido a presença de seguranças da empresa que fornece esse serviço à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e mais alguns à paisana que fingiam ser estudantes do campus Arapiraca.
A reitora da Ufal, Ana Deyse Dórea, confirmou a presença dos seguranças da Servipa – empresa terceirizada que presta serviços no campus –, mas disse que eles estavam no local a pedido de alguns conselheiros. Todavia ela não quis informar quem foram esses conselheiros, gerando revolta por parte dos estudantes e de alguns técnico-administrativos presentes à reunião do Consuni. Após uma discussão com os conselheiros estudantis, Ana Deyse pediu para que os cinco seguranças da empresa ali presentes saíssem do auditório e ficassem do lado de fora.
Houve um momento da reunião em que Ana Deyse precisou deixar temporariamente a mesa, e alguns desses seguranças acompanharam-na até a saída do auditório da Biblioteca.
Os estudantes contabilizaram 35 seguranças à paisana no local. Questionados sobre o que faziam naquele auditório, um deles respondeu que era estudante de Arapiraca. Estavam ali porque os haviam convocado – só não soube dizer quem e com que objetivo. Segundo apurou a AUN, nenhum ponto de pauta da reunião se referia a esse campus avançado do Agreste alagoano.
Outro fato que causou estranheza entre os estudantes foi a presença de uma porta na lateral esquerda do palco. Tal porta pode ter sido colocada no sábado anterior, e, pelo que se pôde comprovar, tinha saída para uma sala ao lado e para um corredor que dava para fora do auditório.
Mesmo com esse clima de tensão, os conselheiros estudantis foram empossados com a ressalva de que teriam até amanhã (28) para enviar à Procuradoria da Ufal a ata da reunião entre Diretórios e Centros Acadêmicos que definiu a CG, e a da reunião que definiu os conselheiros. Os novos membros empossados, representantes da Comissão Gestora, assinaram o termo de posse ontem, mas de forma provisória, até que ocorra a eleição para gestão do DCE.