O presidente Luis Inácio Lula da Silva autorizou nesta segunda-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as vítimas das chuvas nos Estados de Alagoas e Pernambuco.
Para o recebimento do FGTS os governadores dos dois Estados devem apresentar ao Ministério da Integração Nacional um relatório especificando os danos provocados pela chuva que atingiram a região. A partir deste relatório, será definida a quantia liberada pelo Governo federal para ajudar aos municípios e vítimas das enchentes.
Segundo o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o dinheiro que será liberado é proveniente de medida provisória para Estados e municípios afetados por desastres naturais.
Os Estados de Alagoas e Pernambuco declararam situação de calamidade pública depois que as fortes chuvas que começaram no último final de semana deixaram cerca de 100.000 pessoas desabrigadas, 1.000 desaparecidas e 31 mortes confirmadas.
As chuvas que castigaram a região litorânea deixaram quinze dos 102 municípios alagoanos em situação de calamidade pública. São eles: Quebrangulo, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, São José da Laje, União dos Palmares, Branquinha, Paulo Jacinto, Murici, Rio Largo, Viçosa, Atalaia, Cajueiro, Capela, Jacuípe e Satuba.
Em Pernambuco, dos 181 municípios do Estado, 53 sofreram os efeitos das chuvas; treze deles decretaram situação de emergência e nove, estado de calamidade. No Estado, cerca de 14.000 pessoas estão desabrigadas e outras 15.000 desalojadas.
Para ajudar os municípios atingidos, estão sendo doados cestas básicas, remédios, água potável e roupas.