As obras do Teatro Deodoro já estão chegando a sua fase final. O investimento que o governo fez de R$ 1,9 milhão é um dos maiores que o Estado já liberou em recursos próprios, para a restauração de um patrimônio cultural. Segundo informações da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), a reforma restaurou cores e o estilo neoclássico do teatro.
Desta forma, de acordo com o diretor-presidente do teatro, Juarez Gomes de Barros, a obra será reinaugurada no próximo dia 15 de novembro, para comemorar a data do centenário do teatro, quando devem se apresentar artistas renomados da música, da dança e das artes cênicas de Alagoas e de outras regiões do País. Além dessas apresentações consta na programação, o lançamento do livro Teatro Deodoro: 100 anos de Arte.
Alagoas também vai sediar o Encontro nacional dos Teatros Monumentos, fato que a diretoria considera de suma importância para a reinauguração deste patrimônio cultural.
Juarez afirma que a última reforma ocorreu em 1998, quando o teatro recebeu telhado de amianto e zinco, que são considerados matérias inadequado para uma casa de espetáculos. Assim, com a nova reforma, foi possível substituir esses materiais por outros mais apropriados.
A obra começou em abril de 2008, por determinação do Corpo de Bombeiros, que classificou o telhado como comprometido. Mas Juarez Gomes de Barros explica que a obra foi suspensa em dezembro de 2008, porque a empresa licitada não teria honrado com o contrato, levando o Diteal a romper o acordo.
Assim, Juarez dá ênfase ao fato do teatro ter de ser aberto ao público aos poucos, com apresentações de artistas alagoanos, resgatando o seu caráter histórico-cultural.