Começa hoje (09) o V Encontro de Qualidade e Metrologia de Alagoas (Enquamet), e se estende até a próxima sexta-feira (11). O evento está sendo realizando para promover debates em torno da eficiência energética e dos biocombustíveis, visando à inovação e sustentabilidade das indústrias e MPEs.
O objetivo seria uma maior difusão do tema, para que assim se pudesse contribuir para o fortalecimento da pesquisa técnica e científica sobre eficiência energética e biocombustíveis, incentivando também parcerias entre os meios acadêmico e empresarial, enfocando a cultura de inovação.
O público alvo são os empresários e profissionais ligados à cadeia de petróleo, gás e derivados, e também estudantes e pesquisadores de instituições de ensino superior.
Haverá uma solenidade de abertura, com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro, seguido da formação da mesa diretora, onde se dará início a palestra sobre a importância estratégica do programa brasileiro de etiquetagem, ministrada por Alexandre Paes Leme (Inmetro).
Amanhã (10), por volta das 14 horas, haverá uma oficina técnica, com o tema: “Propriedade Intelectual e o Núcleo de Inovação Tecnológica da Ufal”, com a instrução da professora Sílvia Beatriz Beger Uchoa (NTI/Ufal). À noite, ocorrerão duas palestras, com participação de Celso Marcelo de Oliveira e Rogério Gondim Oiticica, explanando sobre a biomassa como fonte renovável de energia, e o aumento da capacidade de geração elétrica com a utilização do bagaço da cana-de-açúcar.
No último dia (sexta,11), as atividades também estarão previstas para iniciarem durante a tarde, por volta das 14 horas, com a apresentação de trabalhos técnico-científicos. Às 18 horas, será servido o Coffee Break, e às 19 horas, haverá o encerramento do evento, com Esquete teatral: “Eficiência energética versus aquecimento global”. Na oportunidade, haverá entrega de certificados, sorteio de brindes, e será servido o Coffee Break de encerramento.
As inscrições serão feitas por telefone, ou através da internet, por meio do site ou do e-mail da empresa organizadora, e custarão 1 kg de alimento não perecível.