O Hemocentro de Alagoas (Hemoal), em Maceió, e o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar) iniciam hoje (7) a tradicional campanha de doação de sangue junina. Assim os dois órgãos de atendimento passam a funcionar em horário especial, ambos de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas até o dia (12), quando a campanha será finalizada e eles voltam aos seus horários normais. A implantação desse horário especial se deu pela necessidade de se atender a todos os voluntários à doação com agilidade e eficiência.
O Hemoal funciona na rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé, no bairro Trapiche. Já o Hemoar está localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca. Para se candidatar à doação, além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 18 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar aqueles que não preencham estes pré-requisitos.
A campanha tem como propósito estabilizar o estoque de sangue da Hemorrede Pública, que geralmente fica defasado nesta época do ano, onde ocorrem diversas transfusões devido aos festejos juninos, e ainda mais este ano, quando, conforme afirma o médico Daniel Houly ,“teremos outro fator agravante desta situação, que é a Copa do Mundo de Futebol”.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Processamento de Dados (CDP) da própria Hemorrede Pública, os casos de acidentes de carros, queimaduras e espancamentos triplicam nesse período.
Após a coleta de sangue os doadores recebem um lanche especial, composto de frutas, suco natural, sanduiche e bolo junino, que são preparados pelas coordenações do Hemoal e do Hemoar, além dos doadores ganharem uma camisa confeccionada especialmente para esta campanha, nas cores verde e amarelo, para homenagear a seleção brasileira que disputa o título de hexacampeã mundial de futebol.