O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufal terá nova gestão a partir de amanhã (02). As eleições foram realizadas nos dia 25 e 26 de maio e contou com a participação de aproximadamente 5.000 estudantes de todos os campi universitários.
Ao contrário das últimas gestões do DCE, esta contará com a participação proporcional das chapas candidatas. A resolução sobre a proporcionalidade foi aprovada em novembro do ano passado no Congresso do DCE. Ao total, três foram as chapas candidatas que terão até quinze dias após o pleito (10 deste mês) para divulgar o nome dos candidatos que ocuparão os cargos da nova gestão, com duração de um ano.
A Correnteza saiu como a grande vencedora destas eleições com 52% dos votos válidos obtendo assim dezoito cargos na nova gestão. A chapa Da Unidade vai Nascer a Novidade, que contou com 29% dos votos, ocupará dez cadeiras. Com o menor número de votos válidos – 19% – a chapa Da Luta não me Retiro ficará com apenas sete cargos da nova administração estudantil da Ufal.
A chapa Correnteza contará com o direito de indicar o nome do coordenador geral do DCE por ter contado com o maior número de votos. Ésio Melo, estudante de Relações Públicas e candidato pela Correnteza, disse não prever dificuldades na gestão pelo fato de outras correntes ideológicas distintas também terem participação na administração. Para ele, os estudantes já demonstraram sua vontade concedendo a sua chapa a ampla maioria dos votos.
O DCE está sem representação desde novembro do ano passado quando encerrou o mandato da última gestão. Neste período, o Conselho formado pelos Diretórios e Centros Acadêmicos geriu as obrigações da entidade.
|