:: Projeto de Extensão Coordenado pelos professores e jornalistas
:: Erico Abreu (MTb 354-AL) e Francisco de Freitas





De:
Por:
Clique para fazer a busca!
MENU
 

Universidade Federal de Alagoas - UFAL
 

25/05/2010
Educação
Ouvidoria promove reunião amanhã com líderes comunitários

Na ocasião, será apresentado ao governador do Estado projeto do programa "AABB Comunidade", que visa à permanência de jovens carentes na escola

Por Ludmila Monteiro

Em mais um encontro do Projeto Ouvidoria nas Comunidades, o governador do Estado, Teotônio Vilela Filho, participa, nesta quarta-feira (5), de um café da manhã com líderes comunitários do bairro de Ipioca e dos arredores. O evento ocorrerá na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Ipioca, a partir das 8 horas, e estarão presentes representantes dos bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Riacho Doce, Guaxuma e Pescaria.

Participarão do café da manhã secretários de Estado, que estão encarregados de ouvir das lideranças comunitárias os seus principais problemas e demandas e buscar as soluções mais viáveis para os pleitos apresentados.

Será apresentado ao governador o projeto do programa "AABB Comunidade", que funciona há 13 anos na Associação. O principal objetivo do programa social, que atende 340 crianças e adolescentes carentes com idade entre 6 e 18 anos, é garantir a permanência dos jovens na escola.

Para isso, a assistência não se limita aos jovens, atingindo também o seio familiar em que convivem. O programa funciona como complemento escolar em tempo integral e, além do ensino, disponibiliza atividades extracurriculares, como arte, educação e cultura. Todos os educadores foram capacitados por profissionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Para manter e viabilizar o programa, foi firmada uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, que fornece alimentação, transporte e educadores; a Federação Nacional das AABBs e a Fundação Banco do Brasil, que oferece todo o material pedagógico, esportivo e cultural, além do vestuário.

Os idealizadores do “AABB comunidade” planejam pedir ao governador que o Estado utilize o espaço dos clubes sociais da região que permanecem ociosos para ampliar o projeto e atender a ainda mais jovens. De acordo com os coordenadores, cinco ou seis clubes estão fechados na área da AL-101 Norte e o espaço físico disponível seria de grande ajuda para o programa.

Além disso, os líderes do projeto deverão reivindicar assuntos pertinentes ao município, como a melhoria dos postos de saúde da região e a intensificação da segurança.