A II Jornada Sesc de Literatura, promovida pelo Sesc Alagoas em parceria com a Ufal, que inicia amanhã (25) e se encerra no próximo dia 29, tem como objetivo promover exposições, oficinas, debates e palestras em homenagem ao centenário de Aurélio Buarque de Holanda e celebrar uma década de existência da Trupe Gogó da Ema. O evento irá ocorrer em Maceió, nos Sesc Centro, Poço e Guaxuma e, na Ufal. A entrada para os eventos é franca.
No ano do centenário de Aurélio, que foi membro da Academia Alagoana de Letras e grande estudioso da língua portuguesa, e, também, dos 10 anos da trupe, que promove ações literárias com o intuito de incentivar o prazer da leitura, o Sesc Alagoas decidiu montar uma programação especial na qual ambos fossem homenageados.
Os principais destaques do evento serão o lançamento do livro O Amor De Graça e Liano e Outras Histórias, que convida o leitor a pensar nas possibilidades de expressões do povo alagoano. A trupe apresenta essa proposta como resultado de suas leituras, estudos e viagens; e, a palestra de Affonso Romano de Sant’Anna, cronista e um dos maiores estudiosos da poética de Carlos Drummond de Andrade.
Para a estudante de engenharia ambiental Camila Almeida, 19 anos, este evento é de grande relevância por “mostrar a cultura e a literatura alagoana. A jornada dá destaque para os artistas, as figuras ilustres de nossa terra, como Aurélio e os grupos que promovem a cultura genuinamente alagoana”.
A segunda edição da Jornada Sesc de Literatura é considerada pela estudante de jornalismo Stéfany Caldas, 18 anos, “uma forma não só de prestar homenagem aos alagoanos mas, também, de mostrar à população o seu valor, reascender a cultura regional, que nem sempre é devidamente valorizada”, afirmou.