:: Projeto de Extensão Coordenado pelos professores e jornalistas
:: Erico Abreu (MTb 354-AL) e Francisco de Freitas





De:
Por:
Clique para fazer a busca!
MENU
 

Universidade Federal de Alagoas - UFAL
 

19/05/2010
Geral
Motoristas de vans protestam bloqueando avenida

Eles reivindicavam que a documentação das vans fosse devolvida pela SMTT, além de poderem voltar a circular pelo Centro de Maceió

Por Stéfany Caldas

Motoristas de vans de transporte complementar realizaram protesto ontem (18), bloqueando a Avenida Durval de Góes Monteiro, onde se localiza a sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O motivo do protesto, segundo Mência Albuquerque, que faz parte da Associação dos Motoristas Complementares de Messias: os motoristas reivindicavam que a documentação das vans, apreendidas por agentes da SMTT, fosse devolvida, além de poderem voltar a circular pelo Centro de Maceió, já que seus pontos de parada haviam sido reduzidos recentemente.

O bloqueio, que já havia acontecido mais cedo na Ladeira dos Martírios e durado pouco mais de três horas, durante a tarde, foi estendido para a Durval Monteiro, situada no Tabuleiro do Martins, em horário de pico, causando congestionamento no trânsito nos dois sentidos, e fazendo com que trajetos como o da Ufal à Bomba do Gonzaga durasse mais de 30 minutos.

Sem hora para acabar, o congestionamento gerado pelo protesto deixou os motoristas irritados, que hora buzinavam, ora tentavam cortar caminhos seguindo pelas calçadas, ou usando ruas por dentro do bairro que geralmente estão pouco movimentadas nesse horário. O resultado é que o Tabuleiro, em partes como as que compreendem a Feirinha, ou a Morada dos Palmares, estava caótico.

Por considerar o transito de Maceió cada vez mais estressante, boa parte dos motoristas a princípio associou o engarrafamento ao grande número de carros que circulam no horário, ou mesmo devido às colisões que ocorreram no local, sendo só mais tarde divulgado o real motivo da dificuldade e lentidão da passagem. O protesto foi encerrado só após os documentos serem entregues aos motoristas, que liberaram a passagem bem tarde, sendo o trânsito normalizado por volta das 20 horas. Haverá uma reunião com os protestantes na manhã desta quarta-feira (20), na sede da SMTT.