A estudante Gabriela Rodrigues, formanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ganhou o
Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo, na Categoria Especial Jornalista Freitas Neto, com a reportagem “Em Busca do Horizonte Perdido”, publicada em 18 de outubro deste ano na Agência Universitária de Notícias (
AUN). A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na noite deste sábado, 10, na Stratégia Eventos, no Farol.
Gabriela foi a terceira estudante a ganhar o Prêmio Freitas Neto com um trabalho veiculado pela AUN. Em 2006, o estudante Diego Barros também foi vencedor com a reportagem “Justiça Tarda e Falta”. Em 2004, Luciana Buarque ganhou esse mesmo prêmio com a reportagem “Made in Alagoas/Brazil”.
A AUN, em sua versão on-line, foi criada há cinco anos como laboratório de prática jornalística destinado prioritariamente aos estudantes de 2° ano do curso diurno, matriculados nas disciplinas Oficina de Jornalismo Impresso I e II. No entanto, os alunos do 3° e do 4° anos continuam como colaboradores. Esse é um aspecto positivo destacado pelo professor José Edson Falcão Maia, responsável pelas disciplinas e pelo site.
“Como os estágios continuam restritos nas redações dos jornais impressos locais, colocamos à disposição a AUN para que continuem exercitando o jornalismo, não apenas nos gêneros informativos que aprenderam a produzir no 2° ano sob nossa orientação, como também os opinativos, que vêm na seqüência do aprendizado”, disse o professor. Feliz com o reconhecimento público de mais um trabalho veiculado pela AUN, “o prêmio é um incentivo aos aluns de jornalismo das faculdades alagoanas, que, antes mesmo de se formar, já mostram sua cara ao mercado de trabalho do qual participará no futuro”, ressalta Edson Falcão.
A Categoria Especial Jornalista Freitas Neto é destinada a estudantes de jornalismo que tenham produzido trabalhos acadêmicos nas áreas de reportagem escrita, reportagem on line, reportagem para televisão, fotografia, charge ou design gráfico. Este ano, houve dezenove trabalhos inscritos por estudantes da Ufal e de outras faculdades do Estado.
O Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo destinado aos profissionais de imprensa em geral, teve mais de 200 trabalhos inscritos, distribuídos em oito categorias, concorrendo aos prêmios no valor total de R$ 24.000.
Os ganhadores nas outras categorias foram: Grande Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo/ Mauro Wedekin (TV Pajuçara); Categoria Assessoria de Imprensa/ Graça Carvalho, Millena Ramos e Ricardo Rodrigues (Ministério Público); Categoria Diagramação/ Paulo Holanda (Tribuna Independente); Categoria Jornalismo Impresso/ Fotografia/ Robson Lima (Gazeta de Alagoas); Categoria Informação Esportiva, Cultural e Turística/ Fernando Coelho (Gazeta de Alagoas); Categoria Informação Econômica e Política/ Carla Cerqueira (Gazeta de Alagoas); Categoria Reportagem/ Deraldo Francisco (O Jornal); Categoria Reportagem de Televisão/ Mauro Anchieta (TV Gazeta). Para concorrer ao Grande Prêmio era preciso somente estar inscrito em qualquer das outras categorias.