Se você contar para um estudante de Comunicação Social (COS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que o seu curso nunca deu uma festa, provavelmente você será desmentido. A prova disso é que alguns alunos de Jornalismo do 4º período diurno propagaram a mensagem “I FEstA do COS: você acredita?” entre os seus colegas e a reação foi quase imediata. Mas eles não estavam mentindo, pois FEstA é uma sigla criada para Festival de Estética e Arte.
A idéia surgiu como um trabalho de conclusão da disciplina Estética da Comunicação, ministrada pelo professor Ronaldo Bispo, que solicitou de seus alunos a execução de um produto midiático. Um festival não é exatamente um produto de mídia, mas a sua publicidade e a sua cobertura jornalística sim. Então o evento foi criado para que sua propaganda e as outras mídias envolvidas nesse processo se tornassem o trabalho acadêmico.
São quinze os estudantes que compõem a comissão organizadora desse evento, que começou pequeno, mas que em questão de dias ganhou uma dimensão maior. O conteúdo inicial do festival eram três produtos midiáticos, feitos pelos colegas de turma dos organizadores, porém os estudantes de Relações Públicas e Jornalismo diurno e noturno também se apresentarão.
Os “festeiros” se dividiram em subgrupos para executarem os seus produtos: arte e identidade visual, mídias virtuais, mídias impressas, mídias audiovisuais, publicidade e organização geral. Durante toda a divulgação do evento ninguém da organização se pronunciou quando era abordado sobre o “erro” de essa ser a primeira festa do curso. Essa foi uma estratégia para gerar curiosidade entre os estudantes. “Um ex-aluno veio me dizer que eu estava louca, pois ele já tinha ido a várias festas no COS”, comenta Sarah Mendes, participante da comissão organizadora.
A arte criada para figurar o FEstA é uma garrafa pet preenchida com confetes e foi utilizada em cartazes, no layout do Twitter e do blog do evento. O conceito por trás dessa idéia é que a garrafa plástica, descartável e flexível, representa os alunos do COS, pois eles são vários e as turmas estão sempre se renovando. Os confetes como conteúdo da garrafa simbolizam a alma do curso e das pessoas que o fazem, ou seja, todos possuem uma festa dentro de si.
Outro evento semelhante a esse é a Mostra de Artes da Comunicação, que se iniciou através da idéia de alunos que pagavam a disciplina Estética (também ministrada por Bispo) e que hoje já está na sua terceira edição. A diferença entre eles, apesar de a origem ter se dado quase que no mesmo processo, é que a Mostra apresenta criações estéticas e conta com um ciclo de painéis, enquanto o FEstA exibe produtos midiáticos e será concluído com uma festa de verdade.
Mas ainda é cedo para dizer se o festival será promovido por futuras turmas. O estudante e participante da organização Arthur Moura argumenta que queria que os calouros, quando chegar a hora, não se acanhassem com as dificuldades, nem fizessem corpo mole. “Alguém precisa movimentar o curso, e se não forem os alunos, só o ventinho bacana do COS fará”, diz. É aguardar para conferir.