De 23 a 28 deste mês será realizado em Maceió a VI Semana Cultural Africana. O evento está inserido dentro do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de Alagoas. O lema será “África e os desafios do milênio”, com o tema “Como entender o conflito na África fora do paradigma habitual”, que será proferido pelo professor Valdimir Donizette Zamparoni, da Universidade Federal da Bahia. Haverá ainda uma mesa-redonda sobre “O olhar da mídia brasileira em relação ao continente africano”.
A semana cultural africana acontece precisamente para quebrar os paradigmas, esclarecer dúvidas e desfazer equívocos sobre os povos africanos. Para isso, a Ufal mantém um convênio com vários países da África, nomeadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé &Príncipe e Congo Kinshasa.
A abertura oficial acontecerá no dia 23, às 10 horas, no auditório da reitoria. As atividades se concentrarão na pracinha ao lado da Restaurante Universitário, nos auditórios da Biblioteca Central e da Faculdade da Economia da Administração e da Contabilidade (Feac). O evento conta com o apoio das Pró-reitorias Estudantil e de Extensão da Ufal, da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), da Casa indústria, e da vereadora Tereza Nelma.
A VI Semana Cultural Africana contará com exposição de roupas, desfile de trajes típicos, música e dança, artesanatos, banners sobre o continente, ateliê de penteados africanos e degustação de pratos típicos. A semana será encerada com uma tradicional festa africana.
|