A 1ª Semana de Prevenção às Drogas será realizada amanhã (26) e sábado (27), no Complexo do Benedito Bentes, que é composto por 24 conjuntos residenciais e dezoito grotas, um dos bairros mais populosos e o terceiro mais violento de Alagoas. Quem está promovendo é o Instituto de Promoção da Paz (Propaz), com o objetivo de alertar a sociedade sobre o perigo do uso e do tráfico de drogas na região.
De acordo com os dados da Propaz, de janeiro do ano passado até maio deste ano, aconteceram mais de 100 homicídios, deste total, a maior parte está relacionada ao tráfico e consumo de entorpecentes. Para Paulo Eugênio, capitão da Polícia Militar e um dos incentivadores da Propaz, a droga tem sido a principal causa do elevado número de assassinatos.
A abertura amanhã (26), na Escola Pastor José Tavares, contará com a presença de palestrantes como o secretário de defesa social, Paulo Rubim, e o superintendente da Polícia Federal no Estado, José Pinto de Luna; representantes de Ongs, convidados, educadores, líderes comunitários e religiosos. Durante toda a programação, haverá panfletagem e uma exposição fixa com o tema As Drogas e a Violência no Benedito Bentes, que ficará disponível no terminal de ônibus, local escolhido, estrategicamente, por ser o de maior circulação de pessoas no bairro.
A semana será encerrada com uma grande passeata, na tarde de sábado (27), por volta das 15 horas, denominada Caminhada pela Paz, que sairá da Escola Pastor José Tavares e terminará na Praça Padre Cícero.