Com o objetivo de conscientizar a sociedade civil a respeito da importância do Curso de Jornalismo e da obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, será realizada uma Manifestação Estudantil a Favor da Obrigatoriedade do Diploma de Jornalismo, em 1º de julho próximo, às 14 horas, no Centro de Maceió.
A manifestação é decorrente da resolução do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. De acordo com o Supremo, a graduação do jornalista não interfere na qualidade do seu trabalho e a imposição desta ao profissional da área vai de encontro à liberdade de expressão.
“Senti meu coração doer com a falta de reconhecimento do STF para com milhares de estudantes de jornalismo de todo Brasil, que sonham em informar, em acrescentar à sociedade brasileira, tão carente de senso crítico e discernimento”, comentou a estudante de jornalismo Morena Melo Dias.
A ação é a primeira do Estado, após a decisão do STF, e está sendo organizada pelos estudantes Morena Melo Dias e Raul Spinassé, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Débora Muniz e Natalhinha Marinho, da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits), além da jornalista Amanda Nascimento.
Os estudantes pretendem entregar panfletos em formato de diploma, e, para isso, realizarão uma reunião, aberta ao público, com a finalidade de arrecadar fundos por meio de patrocínio. “Nós queremos uma manifestação que parta dos estudantes, tanto em relação à iniciativa quanto a organização, mas que conte com o apoio de todos os segmentos da sociedade”, explicou Débora Muniz, ao convidar simpatizantes pela causa a participarem da reunião que acontecerá nesta quinta (25) às 14 horas, no Espaço Cultural, em frente a Praça Sinimbu.
Para mais informações, ligar 9913-7794.