O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Assistência social, reabriu no início desse ano a fábrica Sopão Expresso, que produz e distribui sopa de graça para as famílias carentes Estado, assistidas pelo programa desenvolvido pela organização não-governamental Soprobem. O objetivo é combater de forma rápida e eficaz a fome que atinge boa parte das famílias que vivem abaixo da linha de pobreza nas periferias de Maceió.
Após passar um ano desativada, a unidade de produção de sopa, que está localizada no bairro da Chã de Bebedouro, atende hoje cerca de 8.000 pessoas por dia, distribuidas em 42 comunidades carentes. São produzidos diariamente 2.000 litros de sopa em doze tipos diferentes, sendo que a fábrica já chegou a produzir 4.000 litros por dia. “As pessoas pensam que utilizamos restos de alimentos, mas só trabalhamos com produtos de primeira qualidade, em bom estado de conservação”, disse José Rosa, nutricionista encarregado do Sopão. Esse período em que a fábrica ficou sem funcionar foi devido à má administração que não estava pagando o salário dos funcionários, quando muitos deles ainda esperam os pagamentos atrasados.
Existe o interesse por parte da Secretaria de Assistência social, em duplicar, até o final de 2009, o número de pessoas atendidas por esse programa, ampliando os serviços do Soprobem e as unidades de produção de sopa. A meta é atender 20.000 pessoas diariamente. É o Soprobem quem gerencia o Sopão, com rescursos federais, mas com o acompanhamento da Secretaria de Assistência social.
O soprobem ainda coordena outros programas sociais, entre os quais está o Jovem Aprendiz que atende jovens de baixa renda entre 14 e 24 anos, onde estes aprendem técnicas que auxiliam na conquista do primeiro emprego. Por ser uma organização sem fins lucrativos, ele está aberto a doações. Os interessados podem entrar em contato pelo tel.: (82) 3326-6210 ou pelo e-mail: soprobem@ig.com.br.
|