:: Projeto de Extensão Coordenado pelos professores e jornalistas
:: Erico Abreu (MTb 354-AL) e Francisco de Freitas





De:
Por:
Clique para fazer a busca!
MENU
 

Universidade Federal de Alagoas - UFAL
 

24/06/2009
Cultura
Prêmio Lego de Literatura abre inscrições dia 1º de julho

Cada concorrente poderá inscrever no máximo uma obra em cada categoria, conto poesia e romance, totalmente inédita, ou seja, que não tendo sido divulgada em suporte algum

Por Nathália Honci Ferreira de Moraes

Para os alagoanos ou cidadãos radicados em Alagoas que têm o desejo de publicar suas produções pessoais na área de literatura, abrir-se-ão no próximo dia 1º de julho, as inscrições para o Prêmio Lego de Literatura 2009. O prêmio, oferecido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Fale/Ufal), tem como intuito divulgar obras inéditas em língua portuguesa e genuinamente alagoanas, independentemente de o autor ser estreante ou não, movimentando assim a produção artístico-literária impressa do Estado.

Conto, poesia e romance são as únicas categorias ofertadas em 2009, visto que, em 2007, ano da primeira edição do prêmio, houve poucas inscrições para a categoria teatro. Cada concorrente poderá inscrever no máximo uma obra em cada categoria, sendo ela essencialmente inédita, ou seja, não tendo sido divulgada em suporte algum. O trabalho inscrito deverá se constituir em um livro de poemas, contos ou romance, apresentado na modalidade impressa.

As inscrições para o Lego de Literatura 2009 deverão ser feitas por meio do encaminhamento da obra, cujas minúcias constam no edital publicado no site da Universidade. Elas são gratuitas e se estenderão até o dia 31 de agosto, podendo ser efetuadas na Secretaria da Faculdade de Letras ou pelos Correios.

De início, pensou-se em lançar os livros dos vencedores a cada ano, mas, devido à burocracia do sistema público (processos de licitações, revisão do livro e diagramação na gráfica), só foi possível lançar os livros dos vencedores de 2007 este ano. Entre eles está Milton Rosendo, ex-professor substituto de português do curso de Comunicação Social da Ufal, vencedor da categoria poesia, com a obra Os Moinhos.

Uma vez que impedimentos acontecem, o prêmio sempre ocorrerá a cada dois anos, lançando os nomes dos vencedores na Bienal do Livro, evento bianual de grande porte da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).