:: Projeto de Extensão Coordenado pelos professores e jornalistas
:: Erico Abreu (MTb 354-AL) e Francisco de Freitas





De:
Por:
Clique para fazer a busca!
MENU
 

Universidade Federal de Alagoas - UFAL
 

23/06/2009
Cultura
Quadrilhas juninas de Arapiraca vão à final em Caruaru

Beija-Flor do Nordeste, Canarraiá e Lengo-Tengo representam Alagoas no XIV Festival de Quadrilhas Juninas, que ocorrerá neste sábado (27) na capital do Agreste pernambucano

Por Cristiane Medeiros Torres

Desde o começo deste mês de junho, Alagoas ferve em concursos de quadrilhas juninas espalhados por todo o Estado. O objetivo de alguns concursos não é ficar restrito apenas ao local onde foi realizado, e sim selecionar as melhores quadrilhas para apresentações fora de seus municípios. Em um desses concursos, Arapiraca conseguiu classificar três quadrilhas para a grande final em Caruaru (PE).

Dentre todas as equipes participantes do concurso, Arapiraca classificou três das dezesseis finalistas que competirão em Caruaru, no XIV Festival de Quadrilhas Juninas, que ocorrerá neste sábado (27). As equipes que vão representar Alagoas são: Beija-Flor do Nordeste, Canarraiá e Lengo-Tengo. Todas pretendem levar temas interessantes e espetáculos brilhantes para a grande final.

Canarraiá, da Canafístula, e Lengo-Tengo, do bairro Brasília, estão na final pelo segundo ano consecutivo e levam apresentações sobre “As tradições das festas populares no Nordeste” e “Lendas da Amazônia faz o São João do Nordeste”, já a Beija-Flor do Nordeste, do bairro Manoel Teles, estréia entre as dezesseis classificadas com o tema: “Paz e Amor.”

E para quem não pôde ver as classificatórias do Festival de Quadrilhas Juninas e nem poderá ir para Caruaru assistir à grande final, poderá conferir outros espetáculos do gênero em Maceió, no bairro de Jaraguá, onde estão sendo realizadas apresentações do Concurso de Quadrilhas Forró e Folia, desde a noite de sexta-feira (19).

O Concurso é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com o Governo do Estado e com a Organização Arnon de Mello (OAM). Ele tem prosseguimento na noite desta terça-feira (23) como uma espécie de classificatórias para a final, que ocorrerá próxima quinta-feira (25). A campeã irá competir no dia 11 de julho próximo, em Recife, no concurso nacional de quadrilhas.