O Governo de Alagoas, nessas festas juninas, decide apostar nas atividades culturais. Junto com a Prefeitura Municipal de Maceió, lança o São João de Todos Nóis. E resgata o Trem do Forró, evento que já acontece com sucesso em outros Estados, a exemplo de Pernambuco, onde o evento já é marca do São João. O trem junino sairá hoje (23) e nos próximos dias 26, 27 e 28, do Centro de Maceió (estação localizada na Praça dos Palmares), às 21h, com destino a Satuba (a apenas 20 quilômetros de Maceió) e a volta a capital alagoana a 1 hora da madrugada. Mas o forró já começa às 19 horas, na estação de trem.
Os sete vagões, ornamentados, estarão repletos de músicas, comidas e bebidas típicas; contando com segurança para todos que vão aproveitar a festa. O trem irá parar nas estações de Bebedouro e Fernão Velho. Chegando ao seu destino, Satuba, os passageiros do trem serão recepcionados por uma festa organizada pela Prefeitura Municipal de Satuba e pelos moradores da cidade. O palhoção do Arraiá Carça-Curta vai contar com a apresentação de shows de quadrilhas juninas.
Com isso, o Governo tenta resgatar o São João do povo e para o povo, aumentar a geração de renda e emprego e, quem sabe, tornar essa atividade fixa no calendário junino de Alagoas, chamando a atenção, não só dos alagoanos, mas dos turistas que visitam o Estado nessa época. Com a iniciativa, os promotores esperam que o Trem do Forró gere muitos empregos diretos, e mais de 200 indiretos, em bares, restaurante e hotéis, entre outros estabelecimentos, de acordo com os organizadores.
Os ingressos estão sendo vendidos por R$ 10 nas bilheterias da CBTU, no estande do Festas Brasil (G Barbosa) e Viva Alagoas (Iguatemi). Os forrezeiros ganharão espigas de milho para serem assadas no arraiá, em Satuba.