As inscrições para o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), abertas oficialmente terça (16), se encerram no próximo 17 de julho. No portal do Ministério da Educação (MEC), os candidatos já podem preencher os formulários e tirar dúvidas a respeito do novo formato da prova, que se realizará em outubro.
Reelaborado, o Enem será composto por quatro blocos de competências que avaliarão as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática. Os candidatos terão dez horas para resolver as 180 questões, distribuídas entre os dias 03 e 04 de outubro próximo. A proposta do Ministério da Educação, anunciada em março, é ampliar o acesso ao ensino superior e, entre outras coisas, aproximar a avaliação do conteúdo assimilado no ensino médio; como as questões abordarão áreas e não mais disciplinas específicas, os estudantes poderão relacionar os conhecimentos ao invés de limitar-se a fórmulas e conceitos.
O Enem contará também como certificado de conclusão para as pessoas que não possuem diploma do ensino médio, e será obrigatório para os alunos oriundos de escolas públicas, que estarão isentos da taxa de inscrição. Os demais poderão pagar a taxa, no valor de R$ 35, em qualquer agência bancária até o último dia do prazo de inscrições. Quem não for oriundo de escolas públicas, mas atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo MEC, pode solicitar a isenção no ato de inscrição e acompanhar a avaliação do pedido a partir do dia 10 de julho.
Até agora, 38 das 55 universidades federais brasileiras adotaram de alguma forma o novo Enem. Mas, dentro de alguns anos, o Ministério espera receber adesão total das instituições.
|