O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas iniciou em julho deste ano a terceira turma do curso que se tornou referência nacional. O Curso de Salvamentos Especiais (CSEsp), é o mais completo do Brasil e o único na área que especializa homens em todas as formas de salvamento e resgate. Entre os participantes estão bombeiros das mais diversas patentes, além de membros de outros Estados. Os concluintes passarão a integrar um grupo de elite, os denominados “Águias”.
O curso que surgiu em 2004 está em sua terceira edição e se estenderá até dezembro deste ano. Um dos idealizadores e também coordenador, major BM Carlos Burity, relatou que o CSEsp surgiu para estender a outros bombeiros especialização possível, apenas, aos que haviam feito cursos em outros Estados. Com o intuito de formar um curso de elite em Alagoas, nasceu aquele que se tornou respeitado em todo País e recebe alunos de diversas regiões, além de muitos que aguardam vagas para as próximas turmas.
O trabalho visa aperfeiçoamento e envolve atendimento a todos os tipos de ocorrência: seja aquático, subaquático, em altura ou terrestre (incluindo resgate em poços, galerias, incêndios e acidentes envolvendo veículos). Os treinamentos, instruídos e monitorados por uma grande equipe, ocorrem de segunda a sábado, inclusive feriados, iniciam às 13 horas e não tem horário para terminar: “Até o infinito”, provoca o coordenador. As instruções recebem ainda o reforço de outro curso que ocorre simultaneamente, o Curso de Salvamento no Mar (CSMAr) – promovido pelo Grupamento de Salvamento Aquático.
Como as despesas com materiais são elevadas, chegando a custar cerca de R$ 12.000, e devido ao suporte que exige, o CSEsp só é promovido a cada dois anos. A grade curricular envolve, ainda, salvamento em cavernas, cachoeiras e sobrevivência na selva e no mar, além de uma marcha percorrendo o litoral norte de Alagoas. O treinamento é intenso e a resistência é provada ininterruptamente, uma forma de fortalecer os bombeiros e capacitá-los a qualquer ocorrência.
Fruto do curso é a aquisição da viatura ASEsp-01, de uso exclusivo dos Águias. Bem aparelhada e munida de equipamentos diversos, tais como capacetes, coletes, nadadeiras, instrumentos para atendimento pré-hospitalar, maca, escada de 5 metros, um desencarcerador – instrumento motorizado utilizado para cortar ferragens –, entre outros aparelhos. Conforme reforça o major Burity, os Águias nunca serão pegos desprevenidos e sempre estarão aptos a enfrentar todo e qualquer tipo de perigo.