Apurados os votos da eleição ocorrida no dia 9, confirmou-se a Chapa 1 como vencedora para composição do Colegiado que definirá hoje à tarde, às 15:00 horas, o novo coordenador do curso de Comunicação Social após cinco anos de domínio da outra corrente administrativa.
Com uma mínima diferença de votos nas urnas, aproximadamente 0,02%, a Chapa 1 se consolida como situação política na escolha para coordenação do COS. A forte presença estudantil às urnas possibilitou um combate equilibrado entre as chapas concorrentes. Votaram 234 alunos, seis técnicos e trinta professores, números considerados surpreendentes pelos que fazem o Curso de Comunicação Social da Ufal.
Em conversa com a professora Ana Paula Saldanha, integrante da Chapa 1, sua opinião relativa à conquista é a importância para que haja um resgate da democratização do curso, que nestes cinco anos foi afastada pelas pequenas retaliações e pela diminuta representação real dos professores do curso. Ainda não se sabe quem poderá encabeçar a vaga de coordenador do curso. Dos titulares, os professores José Edson Lino e Carlos Gusmão, provavelmente serão indicados ao cargo, na reunião que contará com cinco professores efetivos, um estudante, um técnico e os suplentes da chapa eleita.
Das quinze propostas apresentadas, três foram escolhidas como primordiais para o início da nova administração: a atualização da regulamentação dos TCCs; a consecução do projeto de Mestrado no COS, com apoio de um representante do Capes; e o retorno das sextas culturais, como resgate histórico do curso de Comunicação Social que comemora 30 anos da sua instalação. Outras questões também foram levantadas logo após o debate, como a confirmação de concurso para professores efetivos nas três vagas pendentes, já que é previsto com a confirmação do Reuni um grande aumento da quantidade de alunos, e a abertura de inquéritos administrativos ligado a ingerências.
|