:: Projeto de Extensão Coordenado pelos professores e jornalistas
:: Erico Abreu (MTb 354-AL) e Francisco de Freitas





De:
Por:
Clique para fazer a busca!
MENU
 

Universidade Federal de Alagoas - UFAL
 

03/07/2008
Geral
Henrique Normande é o pioneiro da ortopedia em Alagoas

Após concluir o Curso de Medicina, ele foi para São Paulo, tendo estagiado no Hospital das Clínicas da USP e na Santa Casa de Misericórdia

Por Larissa Normande

O médico e professor Henrique De Vicq Normande é o pioneiro da ortopedia no em Alagoas. Antes dele, essa especialização era praticada como abrangência do cirurgião geral. Após experiência como ortopedista em alguns hospitais de São Paulo, retornou a Alagoas tornando-se o primeiro professor de ortopedia do Estado.

Essa especialidade médica era, nos anos 1950, praticada em Maceió não como uma especialidade cirúrgica definida, mas como atividade do cirurgião geral. Assim é, que no começo da Faculdade de Medicina de Alagoas os profissionais que se dedicavam à ortopedia não eram especialistas no sentido estrito do termo.

Henrique de Vicq Normande, que foi professor de Clínica Ortopédica e Traumatológica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas entre os anos de 1959 a 1991, disse que a escolha por ortopedia surgiu em um de seus estágios, onde observou a falta de um maior conhecimento da área. “Quando acadêmico de medicina, em plantões no Pronto Socorro de Maceió, observava que os cuidados dos traumatizados do sistema músculo-esquelético necessitavam de desenvolvimento de técnicas mais apropriadas para o tratamento”, disse o professor.

Então, após concluir o curso na Faculdade de Medicina de Alagoas, Henrique Normande seguiu para São Paulo para estagiar na clínica Ortopédica e Traumatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e, posteriormente, no Pavilhão Fernandinho Simonsen da Santa Casa de São Paulo.

Segundo o professor, a opção por voltar para Alagoas se deu, entre outros motivos, porque “em São Paulo seria ‘mais um rosto na multidão’; decidi voltar para semear a aprendizagem adquirida na ortopedia na minha terra natal”. Em Maceió, Henrique Normande ingressou na carreira do magistério, tornando-se o primeiro professor de Ortopedia do Estado e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Latino-Americana de Ortopedia y Traumatologia.