O Prêmio Lego de Literatura promovido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas anunciou seus quatro vencedores durante a III Bienal do Livro de Alagoas, um em cada categoria literária. Foram eles: Francisco Malaquias (teatro), Brisa Paim (romance), Milton Rosendo (poesia) e Tázio Zambi (conto). No entanto, oito meses se passaram e nenhum deles teve direito à premiação, isto é, à publicação de 500 exemplares.
Milton Rosendo disse que o lançamento das obras deve acontecer ou no final de julho ou no começo de agosto próximos. Porém, assegurou não saber exatamente o dia, a hora e o local. Sabe, porém, que os quatro livros devem ser lançados simultaneamente em um mesmo evento.
Rosendo venceu o concurso com Os Moinhos, obra muito aguardada pela comunidade acadêmica da Ufal devido ao reconhecimento que o poeta vem angariando com o passar do tempo e, ainda, pela sua longa gestação: o livro vem sendo trabalhado há mais de onze anos. O Prêmio Lego de Literatura seria uma oportunidade imperdível para os que desejavam um exemplar, mas até agora não significou mais do que espera e ansiedade, segundo o escritor.
Os Moinhos é um livro com aproximadamente 120 páginas e tem uma temática vasta: desencontros amorosos, sonhos e discussões sobre o fazer poético são apenas alguns dos assuntos abordados em seus poemas. No entanto, sua força está na intertextualidade com autores como Fernando Pessoa, Gertrude Stein e João Cabral de Melo Neto, como explicou Milton Rosendo. O autor também destaca a diversidade técnica com a qual seus poemas foram feitos: o leitor poderá se perguntar se o livro fora escrito por uma única pessoa.
Por sua vez, os escritores premiados com o Lego esperam que a Faculdade de Letras da Ufal faça logo os lançamentos há tanto tempo esperados.
|