:: Projeto de Extensão Coordenado pelos professores e jornalistas
:: Erico Abreu (MTb 354-AL) e Francisco de Freitas





De:
Por:
Clique para fazer a busca!
MENU
 

Universidade Federal de Alagoas - UFAL
 

25/06/2008
Cultura
Mostra de Arraiais do Théo Brandão se encerra neste sábado

São trabalhos de alunos do ensino Fundamental e Médio feitos com material reciclável que encontram tanto na sua escola quanto na própria comunidade

Por Ana Célia Rocha

O Museu Théo Brandão está apresentando neste São João, que iniciou no dia 12 deste mês, uma Mostra de Arraiais confeccionados por alunos de quinze escolas estaduais da 13ª Coordenadoria de Ensino. A exposição é gratuita, e ficará aberta até o próximo sábado, 28.

Com trabalhos de crianças e adolescentes de todas as séries do ensino Fundamental e Médio, a exposição vem, para a diretora do Théo Brandão, Leda Almeida, corroborar com a vocação natural do museu. “O Museu Théo Brandão está sempre atento a todas as festas e manifestações populares, está sempre em sintonia com esses movimentos e não perde a oportunidade de mostrar uma produção local, que vem representar os festejos juninos”, disse.

A 13ª Coordenadoria de Ensino engloba escolas públicas do Estado que se situam-se desde o Bairro da Pajuçara, passando pelo Feitosa e Jacintinho, até a Barra de Santo Antônio. Este ano é o terceiro em que a Coordenadoria expõe no Museu, sendo esta a primeira vez que as exposições são alusivas aos festejos juninos. As anteriores foram de lapinhas de Natal. De acordo com a professora Maria do Socorro Alves Lima, da Equipe de Projetos Especiais da 13ª CE, o projeto envolve cultura e preservação do meio ambiente: “A proposta é que o material seja reciclado. Os nossos alunos aproveitaram tudo que tinha na escola e na comunidade”, enfatizou a profesora.

Na abertura do evento, o Projeto Engenho de Folguedos apresentou a quadrilha Lengo Tengo do Instituto Melhor Idade, do Tabuleiro dos Martins, e o coco-de-roda do Bom Parto. Durante o período da exposição que resta, os alunos das escolas envolvidas no projeto farão apresentações diárias de quadrilhas no pátio do museu Théo Brandão.

A mostra ficará aberta ao público, gratuitamente, até o próximo sábado, das 9 às 17 horas, sendo que no sábado do encerramento, 28, será das 14 às 17 horas.