Caminhar diariamente é uma recomendação freqüente para quem deseja uma vida mais saudável. Além de evitar problemas cardíacos, esse é o exercício que mais movimenta os músculos do corpo, prevenindo doenças como osteoporose, diabetes e colesterol alto. Por isso, centenas de pessoas do bairro do Tabuleiro, na periferia de Maceió, estão acordando cedo todos os dias para caminhar nas ruas de um loteamento em construção, próximo ao conjunto Colina dos Eucaliptos.
A maior parte dessas pessoas é de idosos que preferem o ar livre ao ambiente fechado das academias. É o caso da dona-de-casa Irene Cecília, 64, que caminha por causa de recomendações médicas. “Sou muito tímida e nunca gostei de academia. Me sinto muito melhor e mais à vontade caminhando ao ar livre, com pessoas da mesma idade que eu. Assim é fácil manter a saúde em dia”, disse Irene.
Mas para quem acha que caminhar é um exercício exclusivo da melhor idade, o estudante Marcos Gonçalves, 18, prova o contrário. Para ele, o exercício ao ar livre está virando rotina. “Eu me sinto revigorado com essa liberdade. Além disso, cada caminhada é uma oportunidade para encontrar os amigos”, afirmou Marcos.
As caminhadas no loteamento acontecem diariamente pela manhã, por volta das 5 horas, e no fim da tarde, a partir das 16. Participam dos exercícios pessoas das comunidades do Clima Bom, Osman Loureiro, Rosane Collor, Colibri, Colina dos Eucaliptos e circunvizinhanças. Para quem deseja participar, mas mora longe dessas comunidades, as caminhadas também são comuns em outras regiões de Maceió, como no Farol, dentro do Centro Educacional Antônio Manoel de Barros (CEAGB), e na orla da cidade.