:: Projeto de Extensão Coordenado pelos professores e jornalistas
:: Erico Abreu (MTb 354-AL) e Francisco de Freitas





De:
Por:
Clique para fazer a busca!
MENU
 

Universidade Federal de Alagoas - UFAL
 

20/06/2008
Geral
Diretório de Comunicação da Ufal realiza V Arraialternativo

Como o próprio nome sugere, a proposta dos estudantes é de um arraial junino alternativo que integre com harmonia todos os alunos da instituição

Por Victor Avner Crisóstomo Tabosa

Animado por um grupo de coco-de-roda e um trio de forró que tocaram e cantaram para os estudantes presentes em bom número ao evento, realizou-se na noite desta quarta-feira, 18, o V Arraialternativo, a festa junina que vem ocorrendo já há alguns anos no bloco de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas.

O Arraialternativo surgiu em 2004, por iniciativa do Diretório Acadêmico Freitas Neto (DAFN), que é a entidade representativa dos estudantes de Comunicação da Ufal. A proposta do Arraialternativo é de, como o próprio nome sugere, fazer um arraial alternativo junino que possa integrar com harmonia todos os alunos da universidade.

Renato Medeiros, um dos organizadores do evento disse que “quando se pensa na palavra ‘alternativo’, imagina-se que seja algo diferente dos padrões, o que de fato acontece. Essa diferença não extrapola os limites dos festejos juninos. Ao contrário, o Arraialternativo pretende promover um resgate da cultura de festejos juninos, que hoje é muito distorcida”.

Apesar de ser promovida por apenas dois cursos (Jornalismo e Relações Públicas), a festa era de entrada gratuita e teve a participação de vários estudantes de diversos cursos. Wendell Max, estudante do Curso de Meteorologia, disse que “a festa é boa porque serve também para a integração dos próprios estudantes da Ufal, que acabam tendo pouco contato entre si por causa da distância entre os blocos de ensino”.

O V Arrailternativo também não esqueceu da importância do financiamento das entidades estudantis: foram vendidas cervejas que teriam seus lucros revertidos aos estudantes que quiserem participar do Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecom), para que possam ter suas despesas diminuídas. Também foram vendidos outros tipos de bebida e comida, mas com lucros revertidos à entidade representativa dos estudantes de Comunicação Social da Ufal, o DAFN.

Antes da festa, houve discussão sobre cultura alagoana, o que, segundo os organizadores, demonstra a real intenção de resgate da cultura de festejos juninos.