Será realizado no próximo mês de julho o primeiro Curso Prático de Telejornalismo de Alagoas. A iniciativa é de Felipe Toledo, chefe de jornalismo da
TV Gazeta de Alagoas. O curso acontecerá nos dias 04, 05, 11, 12 e 13 e tem como público alvo estudantes de jornalismo e profissionais da área.
Segundo Toledo, o que é ofertado hoje nas grades curriculares das universidades não atende a todas as exigências do mercado. A teoria é passada, mas falta, dentre outros fatores, a prática diante das câmeras. No Brasil existem muitos cursos de telejornalismo, mas poucos oferecem aulas práticas e gravações individuais. Assim o curso se propõe a preencher essa lacuna.
No módulo 1, Apresentador(a)/Locutor(a)/Noticiarista de TV, o curso vai trabalhar três pontos fundamentais para o telejornalismo: o texto, a voz e a interpretação. No conteúdo do curso estão presentes temas como: o texto na TV, apresentação de telejornal, utilização dos recursos vocais e não verbais, interpretação, improvisação e leitura dramatizada.
Para atender essa proposta, foram convidados para compor a equipe disciplinar Gabriela Sóstenes, que é fonoaudióloga da TV Gazeta, mestra em lingüística pela Ufal e professora dos cursos de Comunicação Social da Ufal e Fonoaudiologia da Uncisal, e Glauber Teixeira, que é formado em artes cênicas pela Unirio, foi professor dos cursos de teatro da Ufal de 2002 a 2007 e diretor teatral de peças de sucessos como Zezilda e Romeu e Julieita.
O Curso Prático de Jornalismo tem vagas limitadas e duração de 40 horas/aula. Será realizado na Otoclinic e na Produtora Preview, ambas no bairro do Farol. As inscrições podem ser feitas na Otoclinic ou com representantes do curso nas universidades. O valor do investimento é de R$ 250. Para maiores informações ligar para 3218-1010.