O restaurante Takê, localizado na Av. Silvio Carlos Vianna, no bairro de Ponta Verde, realizou ontem (18), a partir das 18 horas, uma noite especial em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil.
A imigração desse povo começou no início do século XX e hoje o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão. O restaurante Takê, especializado também na gastronomia japonesa, inovou com esta noite temática. Ao chegar ao restaurante, os clientes puderam ver descendentes de japoneses vestidas de gueixas e uma ornamentação que parecia transportá-los para o outro lado do mundo.
A noite foi repleta de surpresas para quem esteve presente, a começar por uma exposição da cultura japonesa em grandes quadros, onde foram expostos os principais costumes desse povo. Estiveram presentes desenhistas de mangá - histórias em quadrinho japonesas -, e pessoas fazendo origamis em diversos tamanhos e formatos, o que garantiu a alegria das crianças presentes.
O objetivo dos donos do restaurante, que também são descendentes de japoneses, era aproximar ainda mais os brasileiros dos costumes da Terra do Sol-Nascente, o que pareceu ter sido alcançado. Isso porque muitos dos clientes os parabenizaram pela noite e por proporcionar essa aproximação com um país tão distante geograficamente. Como brinde, os clientes levavam ao sair um origami com a figura do Tsuru, que é uma das mais populares entres os origamis e representa a paz, a saúde, a longevidade e a fortuna.
A culinária japonesa servida no Takê é bastante diversificada e, mesmo sendo considerada exótica por algumas pessoas, agrada ao paladar de diversas outras. O buffet ofereceu nessa noite comemorativa, entre outros, os dois pratos japoneses mais conhecidos: sushi e sashimi, com o diferencial no preço do rodízio, que agradou a todos os presentes.