O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) prossegue com sua campanha de doação de sangue junina na luta contra a dengue. A campanha, que tem como slogan “Sua doação de sangue faz a diferença na luta contra a dengue”, se encerra no próximo sábado, 21. O intuito da coleta é superar a baixa que sempre acontece nesta época do ano.
O Hemoal necessita de aproximadamente 100 doações diárias, porém não consegue nesse período do ano mais do que trinta doações. A idéia de promover a campanha é, justamente, estabilizar o número de doações, acabando com essa carência.
Apesar da divulgação da campanha, o órgão tem se preocupado porque poucas pessoas o têm procurado para fazer doação. É importante a conscientização das pessoas em tomar a atitude de doar sangue. Todos os dias existem várias pessoas necessitando da doação de alguém; a atitude poderá não só servir a um próximo, mas também ao próprio doador.
Durante a campanha, o Hemoal funcionará das 7 às 18 horas. Para fazer a doação é necessário que o doador tenha entre 18 a 65 anos, pese acima de 50 kg, não esteja exposto a situações de risco (vários parceiros sexuais, usar drogas, ter parceiro portador do vírus da Aids), nem gripado ou resfriado, não ter tido hepatite, doença de Chagas, sífilis e malária.
Quanto à doação de sangue feminina, apenas não é recomendada às mulheres que estão em período gestacional ou para as mães que estejam amamentando. Para doar o voluntário precisa conduzir um documento de identificação com foto, e também comparecer ao local bem alimentado.
|