Produção acadêmica
Irinéia Maria Franco dos Santos (Org.). “Igreja subversiva”? Agentes e movimentos católicos na Ditadura Militar, Golpe e luta de classes no Brasil.
O livro “Igreja subversiva”? Agentes e movimentos católicos na Ditadura Militar, Golpe e luta de classes no Brasil é uma coletânea resultado de projeto de pesquisa do Laboratório de História e Estudo das Religiões (LHiER-UFAL), financiado pela FAPEAL no Edital Humanidades/2022. Os textos trazidos foram organizados em uma perspectiva histórico-crítica, que observa os processos históricos mais gerais em relação às experiências particulares e locais (individuais e coletivas), em diferentes regiões do Brasil. Observadas em seu conjunto, as análises e narrativas expressam um debate coeso e especializado sobre a historiografia das relações entre a Igreja Católica Romana e a Ditadura Militar, mas também as discussões dos contextos político, econômico, social e cultural do país, na segunda metade do século XX. Especialmente, atualiza a historiografia sobre a Igreja Católica em Alagoas, ao identificar sujeitos, trazer novas informações e esboçar hipóteses sobre acontecimentos “esquecidos” e/ou “silenciados” na memória social e na produção acadêmica. Metodologicamente, as abordagens trabalhadas pelas autoras e autores são diversas e se alinham às tendências da história cultural, história política, história social e história das religiões.
Irinéia Maria Franco dos Santos
Em comemoração aos 10 anos de criação do, à época, Laboratório Interdisciplinar de Estudo das Religiões (LIER), com apoio financeiro do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFAL), foi publicado o livro "Dinâmicas religiosas na História: perspectivas socioculturais e políticas em debate", como e-book gratuito pela editora CRV, 2022.
Clique na imagem para fazer o download.