Planificación Estratégica: período cuatrienal 2021-2024

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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - QUADRIÊNIO 2021-2024.pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Quadriênio 2021-2024

MACEIÓ
2020

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

REITORIA
JOSEALDO TONHOLO

VICE-REITORIA
ELIANE APARECIDA HOLANDA CAVALCANTI

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
IRAILDES PEREIRA ASSUNÇÃO

COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO
WALTER MATIAS DE LIMA

DIRETORIA DO ICHCA
SANDRA NUNES LEITE

VICE-DIREITORIA DO ICHCA
OTÁVIO GOMES CARVALHO FILHO

COORDENAÇÃO DO PPGCI
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA

VICE-COORDENAÇÃO DO PPGCI
RONALDO FERREIRA DE ARAUJO

EQUIPE DE ELABORAÇÃO
ANDREW BEHEREGARAI FINGER
EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
MARCOS AURÉLIO GOMES
ROSILENE AGAPITO DA SILVA LLARENA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Quadriênio 2021-2024

MACEIÓ
2020

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
MANTENEDORA: Ministério da Educação
CREDENCIADORA: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
ÁREA DE AVALIAÇÃO: Comunicação e Informação (31)
ÁREA BÁSICA: Ciência da Informação (60700009)
MANTIDA: Universidade Federal de Alagoas
PROGRAMA: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
CÓDIGO: 26001012171P2
CURSO: Mestrado em Ciência da Informação
CÓDIGO: 26001012171M2
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Informação, Tecnologia e Inovação
LINHAS DE PESQUISA:
Produção, Mediação e Gestão da Informação
Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos
INSTRUMENTO DE RECONHECIMENTO: Portaria n° 486, de 14 de maio de 2020, publicada
no Diário Oficial da União, Seção 1, n° 93, segunda-feira, 18 de maio de 2020
COLEGIADO DE CURSO
Representantes Docentes Titulares
Prof. Dr. Edivanio Duarte de Souza
Profa. Dra. Francisca Rosaline Leite Mota
Prof. Dr. Marcos Aurélio Gomes
Profa. Dra. Maria de Lourdes Lima
Prof. Dr. Ronaldo Ferreira de Araujo
Representantes Docentes Suplentes
Prof. Dr. Andrew Beheregarai Finger
Profa. Dra. Nelma Camêlo de Araujo
Profa. Dra. Luciana Peixoto Santa Rita
Profa. Dra. Magnólia Rejane Andrade dos Santos
Prof. Dr. Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto
Representante do Corpo Técnico-Administrativo
Titular: Celina Mendonça Calheiros Moura Tenório
Suplente: Polyana de Freitas e Silva
Representante do Corpo Discente
Titular: Janyelle Mayara Bento de Melo
Suplente: Ana Karisse Valença Silva Azevedo

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ASI

Assessoria de Intercâmbio Internacional

CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

CIC

Centro de Integração Comunitária

CNPq

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

CTC

Conselho Técnico-Científico

DO

Doutorado Acadêmico

DP

Doutorado Profissional

ES

Educação Superior

ICHCA

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA)

ME

Mestrado Acadêmico

MP

Mestrado Profissional

PDI

Plano de Desenvolvimento Institucional

PNPG

Plano Nacional de Pós-Graduação

PPGCI

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

PROFIAP Mestrado Profissional em Administração Pública
PROPEP

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

RIUFAL

Repositório Institucional da UFAL

SEER

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas

SNPG

Sistema Nacional de Pós-Graduação

UFAL

Universidade Federal de Alagoas

UFBA

Universidade Federal da Bahia

UFC

Universidade Federal do Ceará

UFPE

Universidade Federal de Pernambuco

SUMÁRIO

1

APRESENTAÇÃO ..................................................................................................

5

2

ANÁLISES SITUACIONAIS: PONTOS FORTES E FRACOS .........................................

9

2.1 Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação: cenários nacional e
regional ..............................................................................................................

9

2.2 Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação: cenário local ................

11

3

OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS ......................................................

17

3.1 Articulação entre objetivos do Programa e ações estratégicas da PROPEP/UFAL

17

3.2 Articulação entre objetivos, ações estratégicas e metas do Programa .................

18

4

PLANO DE AÇÃO: ETAPAS E ESTRATÉGIAS ...........................................................

23

4.1 Reestruturação e qualificação do corpo docente .................................................

23

4.2 Consolidação dos perfis de formação discente ....................................................

24

4.3 Ampliação e qualificação da produção intelectual ...............................................

24

4.4 Internacionalização e inserção do Programa .......................................................

25

4.5 Adequação e melhoria na infraestrutura de funcionamento e de financiamento

26

5

MENSURAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS ..................................

27

REFERÊNCIAS ......................................................................................................

29

APÊNDICE A - PLANO DE AÇÃO DO QUADRIÊNIO 2021-2024 ...............................

31

Planejamento Estratégico: quadriênio 2021-2024

1 APRESENTAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal
de Alagoas (PPGCI/UFAL), mestrado acadêmico, foi recomendado na 179ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada de 26 a 28 de setembro de
2018, e reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(CAPES), conforme Portaria n° 486 - CTC-ES/CAPES, de 14 de maio de 2020, na Área de Avalição 31 Comunicação e Informação, situado na área básica Ciência da Informação (BRASIL,
2020).
O PPGCI/UFAL foi implantado no dia 25 de março de 2019, em consonância com a
área de avaliação e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFAL, com a
missão de formar mestres em Ciência da Informação, competentes, críticos, éticos e inovadores, com base teórico-metodológica sólida para atuar em espaços multirreferenciais de
informação. Complementarmente, a sua visão é ser referência na qualificação em Ciência da
Informação no Brasil, especialmente, no seu escopo de atuação, informação, tecnologia e
inovação.
As ações planejadas, implementadas, desenvolvidas e avaliadas no escopo de atuação do Programa têm, como referência uma série de valores fundamentais ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação com qualidade, especialmente, o comportamento ético de
seus membros, a colaboratividade no desenvolvimento das ações, a interdisciplinaridade nas
abordagens, a multirreferencialidade nos espaços de atuação e a responsabilidade social de
seus agentes.
É importante observar que a definição da missão, da visão e dos valores procura expressar, de forma bastante clara, o escopo, a identidade e o posicionamento do programa
no contexto amplo do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e nos contextos mais
específicos da área de avaliação, da área básica e da sua atuação nos cenários local, regional
e nacional.
Nesse horizonte, o Programa tem, como objetivo geral, qualificar os discentes para o
desenvolvimento de atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação no campo
complexo e dinâmico da articulação entre informação, tecnologia e inovação.
Operacionalmente, o mestrado tem os seguintes objetivos específicos:
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•

proporcionar o aprimoramento no campo da informação, tecnologia e inovação,
visando a oferecer ao discente elevado padrão técnico, científico e profissional;

•

desenvolver um ambiente de incentivo à produção de conhecimento em informação, tecnologia e inovação, a partir da integração entre ensino, pesquisa e extensão;

•

formar recursos humanos que atendam às exigências de qualificação e de expansão do ensino superior, da profissionalização e da pesquisa em informação, tecnologia e inovação.

A fim de desempenhar sua missão e de alcançar seus objetivos, o Programa está estrategicamente organizado em uma área de concentração e em duas linhas de pesquisa. A
área de concentração, Informação, Tecnologia e Inovação, busca possibilitar uma interrelação entre conceitos, teorias, metodologias, instrumentos e processos que condicionam a
construção de redes de informação e sua dinâmica no fluxo informacional em diversas esferas sociais e culturais. Com efeito, o domínio dinâmico dos processos de mediação é o campo em que se inter-relacionam informação, tecnologia e inovação, de modo a possibilitar, ao
mesmo tempo, a assimilação da informação e a produção de novos conhecimentos com o
concurso da inovação tecnológica. A área de concentração busca contribuir para a compreensão do fenômeno informacional, bem como dos processos e das tecnologias que o envolvem a partir de uma abordagem multidisciplinar e integrativa.
Ao procurar abordar, de forma integrada, essas três grandes categorias, a área de
concentração se fundamenta na denominada equação fundamental da Ciência da Informação. Se, por um lado, a definição desse espaço epistemológico permite diferentes abordagens interdisciplinares no campo informacional; por outro, exige maiores esforços na compreensão e na integração desses elementos, no processo informacional.
A linha de pesquisa 1, Produção, Mediação e Gestão da Informação, comporta estudos epistemológicos, científicos e pragmáticos sobre políticas, sobre processos, sobre procedimentos, sobre atividades, sobre teorias e sobre metodologias que integram o fluxo de
informação no continuum da produção, mediação e gestão da informação, considerando os
contextos socioculturais local, regional, nacional e transnacional.
A linha de pesquisa 2, Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos, comporta estudos interdisciplinares, teóricos e pragmáticos sobre política, sobre processos, sobre
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procedimentos, sobre atividades, sobre teorias e sobre metodologias que integram a rede
sociotécnica entre informação, comunicação e processos tecnológicos, considerando os contextos sociais, local, regional, nacional e transnacional.
O planejamento estratégico se apresenta como um processo que busca compreender
os interesses e as demandas sociais, promovendo a reflexão sobre as atividades acadêmicas
e administrativas, resultando em proposições de medidas que contribuam com o aprimoramento do Programa. Com feito, este Planejamento Estratégico do PPGCI/UFAL (2021-2024)
tem, como finalidade, orientar as ações e as estratégias para o alcance dos objetivos e, em
última análise, a realização de missão. De modo operacional, o Planejamento Estratégico do
PPPGCI/UFAL objetiva, a um só tempo, o atendimento às exigências constantes no “Documento da Área 31 Comunicação e Informação” da CAPES e a manutenção do alinhamento ao
PDI, de modo amplo, e ao planejamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
(PROPEP) da UFAL, especialmente, as ações estratégicas que compõem a Dimensão PósGraduação, Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo, estabelecidas em torno de dois objetivos, a saber: “Elevar a qualidade da pós-graduação” e “Ampliar a oferta de vagas em cursos
de pós-graduação stricto sensu.” (UFAL, 2019, p. 32).
Na sua elaboração, foram considerados, entre outros, o Documento da Área, a Ficha
de Avaliação, o PDI (2019-2023) e a avaliação situacional do PPGCI/UFAL desses aproximados dois anos de funcionamento. A partir desses elementos, foram estabelecidos cinco objetos estruturantes referentes à composição e à qualificação do corpo docente, à formação do
corpo discente, à produção intelectual discente e docente, à internacionalização e à inserção
do programa nos cenários local, regional e nacional e à infraestrutura de funcionamento. De
modo específico, as metas e os objetivos foram articulados como planejamento institucional, desde os princípios, a visão e a missão, às estratégias estabelecidas para o alcance dos
resultados. Trata-se, portanto, de um planejamento de médio prazo com finalidade de melhorar a gestão e o desempenho das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa.
Nessa perspectiva, ele está estruturado em cinco seções, que compreendem a definição das bases do planejamento, a missão, a visão e os valores; o diagnóstico dos ambientes
externos e internos, procurando identificar os pontos fortes e fracos presentes; a definição e
os objetivos e as metas, considerando as análises anteriormente realizadas; a proposta de
um plano de ação orientado ao alcance daqueles objetivos e daquelas metas; por fim, o moPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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nitoramento dos resultados alcançados, por meio de mensuração e de acompanhamentos
periódicos.

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2 ANÁLISES SITUACIONAIS: PONTOS FORTES E FRACOS
Para definir os objetivos e as metas almejadas com este planejamento estratégico,
faz-se necessária uma análise do ambiente interno e competitivo em que o Programa se encontra inserido, objetivando, sobretudo, a identificação dos pontos fortes e fracos presentes, nos cenários nacional, regional e local, considerando o Plano Nacional de PósGraduação (PNPG) 2011-2020, volumes 1 e 2, (BRASIL, 2010a, 2010b) e a Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da Pós-Graduação (BRASIL, 2018).
Os diagnósticos referentes aos cenários nacional e regional têm, como principal referência, o Documento da Área de Comunicação e Informação (BRASIL, 2019b), especialmente,
no que se refere às questões passíveis de serem identificadas no PPGCI/UFAL. O diagnóstico
referente ao cenário local, por sua vez, tem, como referências, as análises e os processos de
autoavaliação realizados, em maior ou em menor medida, desde a implantação e o funcionamento do programa, no ano de 2019.

2.1 Os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação: cenários nacional e regional

No que concerne à pós-graduação em Ciência da Informação, historicamente, a década de 1970 registra a criação dos cursos stricto sensu tendo, inicialmente, “[...] surgido
com a designação Biblioteconomia ou Biblioteconomia e Documentação para se modificarem nos anos seguintes, com a adoção do nome Ciência da Informação.” (SOUZA, 2012, p.
80). A partir de então, constata-se um crescimento expressivo da área básica Ciência da Informação no Brasil, notadamente, nos anos 2000, de 12 cursos, em 2009, para 40 cursos, em
2018 (Tabela 1).
Tabela 1 - Expansão da Área de Comunicação e Informação – 2009/2018
Áreas básicas
2009
%
2013
%
2018
%
Ciência da Informação*
12
23,08%
23
25,84%
40
29,41%
Comunicação
39
75%
63
70,79%
89
65,44%
Museologia
1
1,92%
3
3,37%
7
5,15%
Total
52
100%
89
100%
136
100%
* Inclui Arquivologia; Biblioteconomia; Gestão da Informação; Gestão da Informação e do Conhecimento; Gestão e Organização do Conhecimento; Gestão de Documentos e Arquivos; Memórias e Acervos; Sistemas de
Informação e Gestão do Conhecimento. Fonte: Brasil (2019b, p. 4).
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Esse crescimento decorreu, principalmente, do surgimento de novos cursos de mestrado profissional (BRASIL, 2019b). Quanto à distribuição de cursos da Área Comunicação e
Informação pelo território nacional, entre os anos de 2009 e 2018, observa-se que houve um
crescimento, mas ainda permanece certa assimetria em todas as regiões do país. Os dados
apontam, conforme Gráfico 1, que a maior concentração dos cursos ocorre, respectivamente, nas Regiões Sudeste, Nordeste e Sul do país.

Gráfico 1- Expansão de Cursos da Área de Comunicação e Informação por Região do País –
2009/2018

*Incluindo Arquivologia; Biblioteconomia; Gestão da Informação; Gestão da
Informação e do Conhecimento; Gestão e Organização do Conhecimento;
Gestão de Documentos e Arquivos; Memórias e Acervos; Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Fonte: Brasil (2019b, p. 7).

Na Região Nordeste, houve um crescimento, nesse mesmo período, de oito para 29
cursos. Isso reflete a importância da necessidade de formação profissional, acadêmica e científica em contextos socioeconômicos diversos para os Estados que compõem a região.
Especificamente, no Estado de Alagoas, a Universidade Federal de Alagoas registrou,
em seu PDI, a presença de 1.865 estudantes em 46 programas existentes em 2018, como
também expansão em 82% nos programas pós-graduação no período de 2010 a 2017 (UFAL,
2019).
Outro aspecto relevante a ser considerado no cenário nacional é que grande parte
dos cursos de mestrado da área Comunicação e Informação se concentram na Área Básica
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Comunicação. O mesmo fato também se aplica nos cursos em nível de doutorado. A Comunicação possui 32 cursos, enquanto a Ciência da Informação, 13, e a Museologia conta com
apenas 1 curso (Tabela 2). Logo, há um espaço a ser considerado para fortalecer a formação/capacitação de profissionais e de pesquisadores para o desenvolvimento e para o crescimento de diversos setores do país, por meio do conhecimento científico, tecnológico e das
11

inovações.
Tabela 2- Programas e Cursos da Área de Comunicação e Informação - 2018
Áreas Básicas
Ciência da Informação*
Comunicação
Museologia
Total geral

Total
28
57
6
91

Total de Programas de Pós-Graduação
ME
DO
MP
DP
ME/DO
7
1
8
0
12
15
0
10
0
32
3
0
2
0
1
25
1
20
0
45

Total de Cursos de Pós-Graduação
MP/DP
Total
ME DO
MP
0
40
19
13
8
0
89
47
32
10
0
7
4
1
2
0
136
70
46
20

DP
0
0
0
0

*Incluindo Arquivologia; Biblioteconomia; Gestão da Informação; Gestão da Informação e do Conhecimento; Gestão e
Organização do Conhecimento; Gestão de Documentos e Arquivos; Memórias e Acervos; Sistemas de Informação e Gestão
do Conhecimento. Fonte: Brasil (2019b, p. 4).

Esses cursos de mestrados, por serem considerados novos, são avaliados com conceitos iniciais entre 3 ou 4 (BRASIL, 2019b). Neste aspecto, tais cursos, principalmente os vinculados à Ciência da Informação (PPGCI), que se encontram, em sua totalidade, em instituições
públicas, buscam-se consolidar por meios de estratégias múltiplas (institucionalização do
campo; financiamento do ensino; ampliação da oferta de vagas; aprovação de cotas; acompanhamento dos egressos; interação entre os programas e o incentivo à iniciação científica;
fortalecimento do corpo docente, como também das linhas/grupos de pesquisas; melhoria/adequação da infraestrutura; entre tantas outras).
Registra-se que “O sucesso dos programas de pós-graduação stricto sensu decorrerá
do planejamento e gerenciamento orientado, sobretudo, pelos interesses da sociedade alagoana e do povo brasileiro.” (UFAL, 2019, p. 193). Nessa direção, as políticas da pósgraduação da UFAL encontram-se alinhadas às orientações da CAPES.

2.2 O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação: cenário local

O PPGCI/UFAL foi implantado no final de 2018 vinculado, administrativamente, ao
Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), incorporando, portanto, boa
parte da infraestrutura, da cultura e da dinâmica de funcionamento dessa unidade acadêmiPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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ca, porém é importante destacar que o Curso de Biblioteconomia e o PPGCI/UFAL tem sede
própria.
Como o curso de mestrado passou pelo seu primeiro ano de funcionamento, o processo de autoavaliação se encontra nas duas primeiras etapas estabelecidas pelo Documento de Área (BRASIL, 2019b), a saber: preparação e implementação. No que se refere a essas
etapas, o Programa constituiu uma Comissão de Avaliação para planejar a autoavaliação e
para elaborar uma política destinada à sistematização de etapas, de procedimentos, de análise, de organização e de divulgação de resultados. A implementação do projeto procura assegurar o planejamento, considerando que, no final de cada ano letivo, sejam contempladas
as duas outras etapas, ou seja, a divulgação e o uso de resultados. A meta-avaliação será
realizada apenas quando se fizer necessária a revisão da política e/ou dos procedimentos de
autoavaliação.
A partir da autoavaliação dos dois primeiros anos de funcionamento, podem-se destacar alguns pontos fortes do Programa:
•

articulação com o planejamento estratégico da instituição: o planejamento, a
implementação e o funcionamento do Programa (missão, visão, valores, objetivos
e ações) estão em consonância com o PDI (2019-2023), de modo geral, e da PROPEP, notadamente, no que concerne à ampliação e à qualificação dos indicadores
de pesquisa, de pós-graduação e de inovação na instituição (UFAL, 2019).

•

aderência, convergência e atualização na área de concentração e nas linhas de
pesquisa: situada na convergência estratégica entre informação, tecnologia e
inovação, além da sistemática teórico-metodológica e da coerente organização
curricular que a sustenta, essa conformação evidencia inserção e impactos, em
diferentes perspectivas, na medida em que estabelece uma clara identidade do
PPGCI/UFAL, na relação com os demais programas de pós-graduação em Ciência
da Informação brasileiros.

•

coerência na organização curricular: área de concentração, linhas de pesquisa,
disciplinas, referenciais bibliográficos disponíveis, projetos de pesquisa em andamento e produção intelectual (bibliográfica e técnica) de docentes, discentes e
colaboradores vinculada aos elementos anteriores.

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•

perfil do corpo docente: caracteriza-se pela diversidade de formação (Administração, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Comunicação Social, Direito,
Economia, Engenharia Civil, História, Letras e Pedagogia) e pela centralidade de
qualificação na Ciência da Informação e em áreas afins (Administração, Comunicação e Semiótica, e Informática).

•

qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades do Programa: o corpo docente é formado por 100% de docentes vinculados, funcional e
administrativamente, à UFAL, atuando na graduação e na pós-graduação, o que
corresponde a 83% do quadro docente, ou seja, 17% são docentes colaborador e
visitante.

•

diferentes possibilidades de perfis de egressos: oferta, pelo menos, seis diferentes perfis centrados na produção da informação, na mediação da informação, na
gestão da informação, nos processos informacionais e inovativos, na comunicação e na divulgação da informação e nos processos tecnológicos, entre outros,
conforme combinações disciplinares disponíveis.

•

rede de participação e de colaboração: docentes e discentes envolvidos em grupos e em projetos de pesquisa, na produção intelectual (bibliográfica e técnica/tecnológica) e em eventos técnico-científicos de abrangência local, regional,
nacional e internacional.

•

infraestrutura de funcionamento disponível: espaços para gestão (Secretaria,
Coordenação, Vice-coordenação e Colegiado – reuniões), gabinetes de docentes,
espaços de convivência para discentes e para docentes, WCs, espaços para realização de eventos (auditórios, Centro de Integração Comunitária (CIC), Ginásio de
Esporte e miniauditórios), laboratórios, bibliotecas (digitais, eletrônicas e físicas),
arquivos, Repositório Institucional (RIUFAL), salas de aula, infraestrutura tecnológica (computadores; data shows; impressoras para cópias, para impressão e para
scanner; telefones; Internet a cabo e sem fio e equipamentos diversos, como armários, bancadas, cadeias, condicionadores de ar, mesas etc.

•

inserção, transparência e visibilidade social: infraestrutura em forma de rede de
comunicação, de informação e de colaboração que permite aos discentes, aos

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docentes e aos egressos (futuros) participar, prestar contas, individual e coletivamente, em diversas frentes acadêmicas e técnico-científicas.
•

qualidade da produção intelectual: no que se refere ao vínculo com a área de
concentração, às linhas de pesquisa e aos projetos em funcionamento; à rede
crescente de colaboração constituída por docentes, por discentes e por membros
externos, sendo estes de instituições de diferentes regiões do país, principalmente, no âmbito da pós-graduação.

•

impacto social, educacional, tecnológico e cultural: planejamento, implantação e
funcionamento, levando, em consideração, as demandas sociais locais, regionais
e nacionais.

•

visibilidade e transparência: manutenção de uma extensa infraestrutura composta por mural de

comunicação,

por website

(https://ichca.ufal.br/pos-

graduacao/ciencia-da-informacao) e por redes sociais eletrônicas institucionais,
Facebook

(https://www.facebook.com/ppgciufal/),

Instagram

(https://www.instagram.com/ppgciufal/), Twitter (https://twitter.com/ppgciufal)
e, mais recentemente, o Canal no YouTube (https://bit.ly/PPGCIufal), atualizados
e acessíveis, fundamentais para promover, cotidianamente, a comunicação, a divulgação e a transparência ativa de diferentes processos, de ações e de resultados da dinâmica de atividades nele realizadas.
Neste primeiro ano de funcionamento, a partir da autoavaliação, é possível considerar que o PPGCI/UFAL pode-se ajustar, principalmente, a três dimensões, a saber: “corpo
docente”, “distribuição da produção intelectual” e “intercâmbios”. É importante considerar
que essas constatações e, complementarmente, essas estratégias estão relacionadas, diretamente, a duas questões que o Programa procura acompanhar de perto: a reestruturação
dos processos de avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), especialmente,
no que se refere à Área de Avaliação, Comunicação e Informação, e o estágio inicial de funcionamento do Programa.
Assim, consideram-se os seguintes pontos fracos e, por conseguinte, a necessidade
de ajustes, buscando ampliação, qualificação e consolidação:

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões
Av. Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins
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Planejamento Estratégico: quadriênio 2021-2024

•

composição de parte do corpo docente: destaca-se a necessidade de ajustes no
regime de dedicação de, pelo menos, dois docentes permanentes, em decorrência das alterações ocorridas no ano de 2019.
O PPGCI/UFAL foi aprovado sob a égide dos “Requisitos para a Apresentação de
Propostas de Cursos Novos (APCN): Ciências Sociais Aplicadas I”, publicado no dia
18 de novembro de 2016, os quais estabelecia “A atuação como docente permanente poderá se dar, no máximo, em até três programas de pós-graduação
(PPG).” (CAPES, 2016, p. 3, grifo nosso). Os novos critérios orientadores foram
publicados no dia 06 de junho de 2019, no “Documento Orientador de APCN –
Área 31: Comunicação e Informação”, estabelecendo que “A atuação como docente permanente poderá se dar, no máximo, em até dois programas de pósgraduação. [...] O percentual de docentes permanentes com participação em
mais de um programa não deve ser superior a 20%." (CAPES, 2019a, p. 11, grifo
nosso). Para avaliação dos programas que já estão em funcionamento, a “Ficha
de Avaliação”, publicada no dia 12 de dezembro de 2019, amplia esse percentual
para até 30%, conforme o Quesito “2 – Formação”, item 2.5, alínea “d” (CAPES,
2019b).

•

qualificação do corpo docente: no corpo docente, não há a participação de pósdoutores e pesquisadores com bolsa de produtividade, e há insuficientes projetos
de pesquisa financiados.
É forçoso observar que essas três demandas têm, na sua base, a necessidade de
disponibilidade de recursos financeiros ou, de modo mais preciso, financiamento
à ciência, à tecnologia e à inovação. Em que pesem as dificuldades enfrentadas,
nos cenários social, político e econômico, nacional e internacional, o Programa
estabeleceu algumas estratégias e está envidando esforços para melhorar esse
quadro, inclusive com o afastamento de professora para o Pós-Doutorado e a
submissão de projetos de bolsa de produtividade CNPq, que resultou na obtenção de mérito científico.

•

produção intelectual (bibliográfica, técnica e artística): parte considerável da
produção intelectual, notadamente discente, está situada nos estratos inferiores

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do Qualis/CAPES. Além disso, a produção é, quase em sua totalidade, nacional e
distribuída de forma desigual entre os membros docentes e discentes.
Importante observar que, embora o Programa procure estabelecer uma produção
intelectual alinhada à área de concentração, às linhas de pesquisas, à estrutura
curricular e aos projetos de pesquisa do corpo docente, há necessidade de estratégias que tornem essa produção mais próxima do teto do estrato superior do
Qualis/CAPES e distribuída de forma mais equânime, entre os docentes.
•

internacionalização e inserção local, regional e nacional: no que se refere à internacionalização, constatou-se que o corpo docente permanente não tem projetos de pesquisa financiados por organismos internacionais, não participa de projetos sediados em instituições estrangeiras e/ou internacionais e não realizam outras atividades em instituições estrangeiras, tais como bancas examinadoras, estágios, reuniões, treinamentos e visita técnicas. Além disso, destaca-se a ausência
de professores visitantes estrangeiros na composição do corpo docente e a publicação cinetífica conjunta com pesquisadores estrangeiros.
Quanto à inserção local, regional e nacional, registra-se a ausência na participação de projetos em cooperação com empresas, com outras instituições públicas e
com organizações do terceiro setor.

•

Infraestrutura de funcionamento e financiamento: o programa possui, em geral,
boa infraestrutura de funcionamento, sobretudo, considerando os aspectos físicos e de equipamentos. Nesse contexto, merece destacar a necessidade de ampliação do corpo técnico-administrativo e a melhoria na qualidade do Sistema
Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), inclusive com a reestruturação do
Portal de Periódicos da Instituição. Além disso, faz-se necessário adequar e melhorar outros elementos que interferem na qualidade das atividades docentes e
discentes, como os recursos e os financiamentos para projetos, a ajuda de custo
para participar de eventos técnico-científicos, o aumento do número de bolsas de
estudos e a implantação do módulo dissertações do programa no RIUFAL.

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3 OBJETIVOS E METAS A SEREM ALCANÇADOS
A formulação de objetivos e de metas demandam estratégias que definem aspectos
de mudanças internas do Programa refletidas na construção do plano estratégico, considerado como instrumento de reflexões e de direcionamento das ações. Nesse sentido, a partir
da análise situacional, que identificou os pontos fortes e fracos do PPGCI/UFAL, considerando as oportunidades e as ameaças presentes no atual contexto, foram estabelecidos para o
Programa objetivos e metas a serem alcançados, no período de quatro anos (2021-2024). O
conjunto de objetivos estratégicos e de metas foi elaborado com o propósito de aumentar a
eficiência e a eficácia das ações do PPPGCI/UFAL, tomando, como referência, a visão, a missão e os objetivos.

3.1 Articulação entre objetivos do Programa e ações estratégicas da PROPEP/UFAL

É importante explicitar, inicialmente, que os objetivos foram definidos considerando,
de modo amplo, o alinhamento com o PDI/UFAL e, especificamente, com o conjunto de objetivos estabelecidos para a Dimensão Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo, quais sejam, “Elevar a qualidade da pós-graduação” e “Ampliar a oferta de vagas em
cursos de pós-graduação stricto sensu”. (UFAL, 2019, p. 32). Operacionalmente, tratou-se de
alinhar os objetivos deste planejamento às ações estratégicas da PROPEP/UFAL, conforme o
Quadro 1.

Quadro 1 – Articulação entre objetivos PPGCI/UFAL e ações estratégicas da PROPEP/UFAL
OBJETIVOS PPGCI/UFAL (2021-2024)
Reestruturar e qualificar o corpo docente.

Consolidar os perfis de formação discente.

Ampliar e qualificar da produção intelectual.

Internacionalizar e expandir a inserção local, regioPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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AÇÕES ESTRATÉGICAS DA PROPEP/UFAL (2019-2023)
Participação na construção de editais de contratação
de docentes para atrair pesquisadores produtivos.
Promoção de cursos/capacitações sobre inovação.
Promoção de cursos/capacitações sobre temas que
incentivam o empreendedorismo em todos os campi
da UFAL.
Apoio a iniciativas de captação de recursos de grupos
e pesquisadores.
Aumento do número de bolsas.
Apoio a publicações de qualidade.
Realização de seminários de bibliometria e produção
científica.
Formulação de política de acolhimento de docente e

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Planejamento Estratégico: quadriênio 2021-2024

OBJETIVOS PPGCI/UFAL (2021-2024)
nal e nacional.

Adequar e melhorar a infraestrutura de funcionamento e de financiamento.

AÇÕES ESTRATÉGICAS DA PROPEP/UFAL (2019-2023)
pesquisador estrangeiros a fim de estabelecer protocolo corrente para o procedimento de recepção de
pesquisador ou docente estrangeiro.
Tradução de páginas web dos PPGs.
Criação de Institutos Interdisciplinares e Temáticos
para melhorar diálogo em questões sociais prementes com instituições internacionais.
Formulação de política de acolhimento de docente e
de pesquisador estrangeiros a fim de estabelecer
protocolo corrente para o procedimento de recepção
de pesquisador ou docente estrangeiro, institucionalizando o fluxo e despersonalizando a ação.
Melhoria da estrutura de suporte ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER).
Visitações periódicas aos PPGs para discutir, para
implantar e para avaliar estratégias de melhoria.
Ampliação do quadro de servidores técnicos de apoio
aos PPGs.
Incentivo e capacitação de pesquisadores e extensionistas para a apresentação de projetos em parceria
com a fundação de apoio vinculada à UFAL.
Captação de recursos por meio de projetos institucionais.
Apoio a iniciativas de captação de recursos de grupos
e de pesquisadores.

Fonte: Elaborado pela equipe com base em UFAL (2019).

As ações estratégicas da PROPEP/UFAL estão dispostas de maneira mais abrangente
no PDI/UFAL (2019-2023), contemplando outros elementos que se apesentam, inclusive como estruturantes e/ou complementares ao conjunto de ações que já são desenvolvidos no
Programa. Neste planejamento estratégico, estão presentes aquelas que possuem relação
direta com os objetivos e com as metas do PPGCI/UFAL, de curto e de médio prazos, evidenciando que este está fundamentado na filosofia de trabalho, na missão, nas diretrizes pedagógicas, na estrutura organizacional e nas atividades acadêmicas e técnico-científicas do
planejamento institucional.

3.2 Articulação entre objetivos, ações estratégicas e metas do Programa

Como pode ser observado no Quadro 2, a partir dos objetivos, definiram-se as ações
estratégicas e as metas do Programa, que mantém estreita relação com a análise situacionais, notadamente com os pontos fracos e com algumas ações estratégicas da PROPEP/UFAL
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(2019-2023), que buscam alcançar os objetivos mais alinhados a este planejamento estratégico, ou seja, a ampliação e a qualificação da pós-graduação stricto sensu. Além disso, o alcance de todas as metas está previsto para o final do quadriênio (2021-2024).

Quadro 2 – Objetivos, ações estratégicas e metas do PPGCI/UFAL (2021-2024)
OBJETIVOS

Reestruturar e qualificar
corpo docente.

Consolidar os perfis de formação discente.

Ampliar e qualificar a produção intelectual.

AÇÕES
Ampliação do corpo docente permanente, colaborador e visitante, internacional e nacional, por meio de
editais de credenciamento, de descredenciamento e de recredenciamento.
Incentivo ao corpo docente a participar de editais de bolsas de produtividade.
Ajuste no regime de dedicação de
parte do corpo docente permanente
em decorrências de mudanças estruturais, políticas e emergenciais.
Estabelecimento de política de qualificação dos docentes via pósdoutorado.
Aprimoramento no campo da informação, da tecnologia e da inovação,
com oferta de novos componentes
curriculares.
Promoção de participação dos discentes nos grupos e nos projetos de
pesquisa em andamento.
Estabelecimento de elementos curriculares que atendam às exigências
de qualificação e de expansão do
ensino superior, da profissionalização
e da pesquisa em informação, tecnologia e inovação.
Desenvolvimento de ambiente de
incentivo à produção de conhecimento em informação, em tecnologia e em inovação, a partir da integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Incentivo à produção intelectual de
docentes, de discentes e de egressos
em periódicos dos estratos superiores do Qualis/CAPES.
Estímulo à produção intelectual internacional de discentes, de docentes e de egressos.
Publicação de coletâneas e congêne-

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METAS
Ampliação em 20% do corpo docente
permanente, colaborador e visitante,
internacional e nacional.
Submissão de 5 projetos de pesquisa
para obtenção de bolsa de produtividade junto ao CNPq.
Credenciamento do corpo docente
com 80% de docentes com participação exclusiva e 20% com participação
em, no máximo, dois programas.
Afastamento de 20% do corpo docente para realizar pós-doutorado.
Oferta de 4 novas disciplinas com
temáticas estratégicas e inovadoras
vinculadas à informação, à tecnologia
e/ou à inovação.
Ingresso de 80% dos discentes nos
grupos e nos projetos de pesquisa
em andamento.
Implantação de 2 elementos curriculares no formato de Estudos Avançados em Informação, Tecnologia e
Inovação.

Realização de 4 Seminários de Informação, Tecnologia e Inovação (Siti),
com a oferta de palestras, de
workshops e de ações de extensão.
Realização de 4 Workshops sobre os
processos de elaboração, de submissão e de avalição de artigos científicos, conforme os critérios Qualis/CAPES
Tradução de 8 artigos para publicação em periódicos científicos internacionais.
Publicação de 4 coletâneas com a

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Planejamento Estratégico: quadriênio 2021-2024

OBJETIVOS

Internacionalizar e expandir a
inserção local, regional e
nacional.

AÇÕES
res com a participação de docentes,
de discentes e de egressos.
Participação de docentes, de discentes e de egressos em projetos e em
ações de parcerias internacionais.
Convite pesquisadores estrangeiros
para participar de grupos e de projeto de pesquisa e de eventos técnicocientíficos promovidos pelo Programa.
Incentivo à participação de docentes,
de discentes e de egressos em eventos internacionais.
Realização de eventos científicos no
Programa com parcerias internacionais.
Lançamento de editais destinados a
docentes e a discentes estrangeiros.
Ampliação das publicações em periódicos científicos internacionais.
Desenvolvimento de parcerias com
empresas, instituições públicas e
organizações de terceiro setor.
Ampliação
o
administrativo.

corpo

técnico-

Qualificação dos processos editoriais
da Ciência da Informação em Revista.

Adequar e melhorar a infraestrutura de funcionamento e
de financiamento.

Captação de recursos para financiamento de projetos de pesquisa e
ajuda de custo para participação em
eventos técnico-científicos.
Aumento do número de bolsas de
pós-graduação, visando à permanência no programa.
Implantação do módulo destinado ao
arquivamento e à disponibilização
das dissertações do Programa no
RIUFAL.

Estabelecimento uma infraestrutura
para implantação de Curso de Doutorado.

Fonte: Elaborado pela equipe (2020).
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METAS
colaboração de docentes, de discentes e de egressos.
Ingresso de 4 docentes, de discentes
e/ou de egressos em projetos e em
ações de parcerias internacionais
Ingresso de 4 pesquisadores estrangeiros em grupos e/ou em projetos
de pesquisa e participação de 4 pesquisadores estrangeiros nas edições
do Siti.
Inscrição de 8 participantes em eventos internacionais.
Realização de quatro edições do Siti
com parcerias internacionais.
Contratação de 2 docentes estrangeiros e seleção de 2 discentes estrangeiros.
Publicação de 8 artigos em periódicos científicos internacionais.
Estabelecimento de parecerias com 2
empresas, com 3 instituições públicas e com 2 organizações do terceiro
setor, na realização de projetos, de
ações e/ou de eventos.
Contratação
de
1
técnicoadministrativo.
Promoção de 4 revisões e/ou atualizações nos processos editoriais da
Ciência da Informação em Revista.
Submissão de 4 projetos destinados
ao financiamento de projetos de
pesquisa e ajuda de custo para participação em eventos técnicocientíficos.
Obtenção de 3 bolsas de pósgraduação junto à FAPEAL.
Depósito de 100% das dissertações
defendidas no RIUFAL.
Ampliação do corpo docente em
30%.
Ampliação das vagas ofertadas no
mestrado em 25%.
Aumento da produção qualificada
dos docentes, dos discentes e dos
egressos em 25%.
Contratação de 1 servidor técnicoadministrativo.

20

Planejamento Estratégico: quadriênio 2021-2024

Os objetivos visam à reorganização, à ampliação e à qualificação das ações junto ao
ambiente interno. A partir deles, direcionam-se os projetos estruturantes vinculados às estratégias e ao plano de ação com vistas às mudanças de elementos do ambiente interno do
PPGCI/UFAL. Tais projetos estruturam ações que envolvem debilidades ou pontos fracos ou
que potencializam os pontos fortes do Programa. Nesse sentido, com o avanço da implementação do planejamento estratégico e, por conseguinte, da consolidação do Programa,
pode-se projetar, a longo prazo, algumas ações estruturantes:
•

Análise da organização curricular do Programa para melhor atender às demandas
dos ambientes interno e externo, inclusive com a implantação de curso de Doutorado.

•

Formulação de procedimentos técnicos e pedagógicos junto ao processo de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação.

•

Estruturação de estratégias de avaliação e de monitoramento do funcionamento
acadêmico e administrativo do programa.

•

Definição de Programas de Pesquisa do PPPGCI/UFAL, de acordo com as prioridades conformadas pela dinâmica do planejamento estratégico.

•

Formação interna de docentes para capacitação em planejamento, em avaliação,
em metodologia de ensino-aprendizagem no Ensino Superior.

Essas ações estruturantes estão, em maior ou menor medida, presentes nas etapas e
estratégias que compõem o plano de ação estabelecido para os próximos quatros anos, como pode ser observado na próxima seção. É importante ainda frisar que os objetivos e as
metas estabelecidos podem ser desdobrados, conforme o nível de alcance dos resultados,
inclusive com a submissão de proposta de doutorado, no final do quadriênio, uma vez que
este é um dos pontos centrais das pretensões estabelecidas pela PROPEP/UFAL, objetivando
superar a situação de assimetria em que se encontra na relação com outras instituições da
Região Nordeste, onde os programas de pós-graduação com mestrado e doutorado apresentam maior percentual: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (70%), Universidade
Federal da Bahia (UFBA) (68%), Universidade Federal do Ceará (UFC) (70%) e Universidade
Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (58%). Na UFAL, apenas 32% dos programas ofertam
metrado e doutorado (UFAL, 2019).
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A abertura de novos cursos de doutorado depende, em boa medida, da consolidação dos programas que ofertam cursos de mestrado e, em função disso, os resultados das avaliações operadas pela Capes adquirem especial importância para a identificação das potencialidades e dos limites dos diferentes programas institucionais.
(UFAL, 2019, p. 84).

Como bem destacado na análise institucional, a implantação de novos cursos de doutorado, inclusive na área de Comunicação e Informação, depende da consolidação dos cursos de mestrados que estão em funcionamento.

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4 PLANO DE AÇÃO: ETAPAS E ESTRATÉGIAS
O plano de ação é composto por cinco etapas, cada uma delas com um conjunto de
estratégias que condicionarão a execução, no período de quatros anos. Este plano foi elaborado, em grande medida, a partir da metodologia 5W2H, que corresponde às iniciais, em
inglês, dos seguintes questionamentos: “O quê?” (What), “Quando?” (When), “Por quê?”
(Why), “Quem” (Who), “Como?” (How) e “Quanto custa?” (How Much). A justificativa (Por
quê) de cada uma das etapas e estratégias estão descritas abaixo, e o custo não foi mensurado, em decorrência da imprevisibilidade e dos investimentos de origem do Governo Federal.
Além da descrição de etapas e de estratégias, como pode ser observado no Anexo A
– Plano de Ação do Quadriênio 2021-2024, para cada uma das etapas, foram definidos as
estratégias, os agentes responsáveis, o espaço de desenvolvimento, o quantitativo de ações
e o prazo para a realização da etapa.

4.1 Reestruturação e qualificação do corpo docente

A reestruturação do corpo docente é uma das principais etapas que compõem o plano de ação, uma vez que há necessidade de acompanhar as mudanças ocorridas no processo
de avaliação, especificamente, no que concerne ao número de participação em programas
de pós-graduação. Assim, define-se, como estratégias básicas para a reestruturação do corpo docente, a elaboração de instrumento normativo interno, no formato de resolução, a
publicação de editais para os processos de credenciamento, de descredenciamento e de
recredenciamento do corpo docente e a contração de professor visitante. Estes processos,
inclusive, devem fazer parte de uma política de ajuste do corpo discente conforme necessidades amplas e pontuais.
A qualificação do corpo docente também deve ser uma constante, e, para tanto, define-se como estratégicas básicas a realização de pós-doutoramento e a obtenção de bolsa
de produtividade. Apesar disso, é importante considerar que outras estratégias complementares podem ser adotadas, por exemplo, a realização de cursos de aperfeiçoamento e a
participação em diferentes eventos técnico-científicos, notadamente, no cenário internaciPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação
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onal, atentando-se para as atualizações, para o aprofundamento e para as inovações que
vão surgindo na área de conhecimento.

4.2 Consolidação dos perfis de formação discente

A consolidação dos perfis de formação discente é importante, na medida em que
possibilita a obtenção de diferentes perfis de egressos, considerando a área de concentração, as linhas de pesquisa, as disciplinas obrigatórias e as combinações possíveis com as disciplinas eletivas. Essa já é uma prática no Programa, mas pode ser ampliada e consolidada,
sobretudo, considerando a reestruturação do corpo docente e a emergência de novas temáticas no campo da informação, da tecnologia e da inovação. Como estratégia, definem-se a
oferta de novas disciplinas eletivas que contemplem novas temáticas e novas abordagens
teórico-metodológicas, a maior participação dos discentes nos grupos e nos projetos de
pesquisa em andamento, objetivando a maior aderência da produção à área de concentração e à respectiva linha de pesquisa.
É importante destacar também que, conforme o processo de consolidação da organização curricular, outras estratégias podem ser usadas, sobretudo, com a realização de atividades complementares, como a realização de minicursos e a participação mais intensa em
ações de produção e de comunicação técnico-científica.

4.3 Ampliação e qualificação da produção intelectual

A produção intelectual é uma materialização dos diferentes processos de pesquisa,
de ensino, de extensão e de inovação que compõem a formação e a qualificação stricto sensu. Com efeito, ela é um dos principais itens dos processos avaliativos e, por conseguinte,
precisa ser ampliada e qualificada, conforme o Programa for avançando no processo de consolidação. Para tanto, estabelecem-se, como estratégias, a colaboração permanente entre
os docentes, os discentes e os egressos em grupos e projetos de pesquisa, o que resultará
em discussões e em produções mais densas, a publicação em periódicos mais bem qualificados, nacionais e internacionais, o planejamento, a organização e a publicação de coletâneas e de congêneres, comunicando as pesquisas conclusas e em andamento no Programa.
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Além dessas estratégias, outras podem ser adotadas visando a ampliar a rede de
pesquisa e de produção, inclusive com a participação de grupos, de projetos e de membros
interinstitucionais.

4.4 Internacionalização e inserção do Programa
25
A internacionalização é uma dimensão importante no processo de consolidação da
pós-graduação e depende, sobretudo, da infraestrutura de produção intelectual, que compreende uma rede de colaboração construída em torno da pesquisa, do ensino, da extensão
e da inovação. Essa infraestrutura se formaliza, em grande medida, a partir do estabelecimento de convênios e de acordos com diferentes instituições internacionais, que possibilitam parcerias entre pesquisadores, docentes e discentes. Além dessa estratégia macro, definem-se outras como a participação de membros de instituições estrangeiras em grupos
de pesquisa do Programa, o que possibilita a troca de experiências, a participação em eventos internacionais, objetivando comunicar as pesquisas em andamento e acessar outros
conhecimentos, muitas vezes, inacessíveis no cenário nacional, a publicação em periódicos
internacionais, provendo a maior visibilidade da produção intelectual.
A internacionalização deverá ainda ser ampliada, com a participação de pesquisadores internacionais em bancas, em projetos de pesquisa e em eventos desenvolvidos pelo
programa. A parceria com pesquisadores internacionais contribuirá no plano de ação anteriormente descrito de qualificação da produção docente.
A inserção local, regional e nacional é outro elemento fundamental nos processos de
ampliação e de consolidação do Programa, na medida em que evidenciam os impactos e os
desdobramentos da atividade de ensino, de pesquisa, de extensão e de inovação que estão
sendo desenvolvidas. Nessa perspectiva, define-se, como estratégias, a participação de discentes e de docentes permanentes como palestrantes em eventos técnico-científicos regionais e nacionais, objetivando comunicar as pesquisas conclusas e em andamento, a participação de professores permanentes como Editores e/ou membros da Equipe Editorial de
periódicos nacionais, visando a contribuir com a dinâmica da produção, da comunicação e
da divulgação técnico-científica; a participação de docentes permanentes em Comitês de

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Assessoramento às agências de fomento estaduais e nacionais, objetivando colaborar com
a dinâmica dos financiamentos de pesquisa e com a produção intelectual.
Além desses, um item que merece destaque nesta dimensão diz respeito qualificação
do periódico científico Ciência da Informação em Revista (ISSN 2358-0763), mantido pelo
Programa. Essa estratégia é fundamental para a execução dessa etapa do planejamento, em
seu conjunto, na medida em que tanto contribui para a internacionalização quanto para a
inserção nacional. Considerando o estágio de envolvimento atual do periódico, a estratégia
de maior impacto, contudo, refere-se ao convite a pesquisadores de diferentes países para
divulgar suas pesquisas nesta publicação.
Por fim, define-se, como estratégica, a participação em projetos e em ações de empresas, de instituições públicas e de organizações do terceiro setor, objetivando desenvolver parcerias que repercutam em diferentes dimensões, notadamente, educacionais, tecnológicas, econômicas, sociais e culturais.

4.5 Adequação e melhoria na infraestrutura de funcionamento e de financiamento

De modo geral, o Programa dispõe de uma boa infraestrutura de funcionamento, porém algumas adequações e melhorias podem ser feitas, considerando os processos progressivos de ampliação e de consolidação. Nesse contexto, constata-se que a necessidade de
ampliação do corpo técnico-administrativo é fundamental, principalmente, levando em
consideração a possibilidade de ampliação das atividades, inclusive com a futura implantação de um curso de Doutorado.
Além disso, faz-se necessário definir estratégias visando à qualidade do periódico científico Ciência da Informação em Revista, destacando a atualização da versão do SEER e a
implantação do módulo dissertações do PPGCI/UFAL no RIUFAL, objetivando o arquivamento, a comunicação e a divulgação das dissertações defendidas.
No que concerne à infraestrutura de financiamento, destacam-se as seguintes estratégias: a captação de recursos e de financiamentos para projetos de pesquisa no âmbito do
Programa, a captação de ajuda de custo para custear a participação de docentes e de discentes em eventos nacionais e internacionais, o aumento das cotas de bolsa de estudos para
os mestrandos.
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26

Planejamento Estratégico: quadriênio 2021-2024

5 MENSURAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS
No período de 2021 a 2024, próximo quadriênio de avaliação, as atividades planejadas e em processo de implantação devem ser monitoradas para certificar se estão sendo
alcançadas, considerando os elementos que compõem o plano de ação, ou seja, as etapas
do plano, as estratégicas estabelecidas, os agentes envolvidos, os espaços destinados, o percentual de execução e o cumprimento do prazo.
A mensuração e o acompanhamento dos resultados objetivam:
•

monitorar os pontos fracos ou de difícil execução do plano de ação;

•

realizar ajustes nas estratégias definidas para o alcance das etapas estabelecidas;

•

incentivar os agentes envolvidos no desempenho de suas atividades;

•

ajustar as quantidades e os prazos, conforme necessidades;

•

calcular a taxa de êxito na execução das etapas planejadas;

•

redefinir o nível de investimento nas etapas e nas estratégicas, centrando-se naquelas que apresentam menor índice de desempenho.

O acompanhamento será realizado semestralmente, considerando as estratégias definidas e as escalas de alcance de resultados (ótimo, bom, regular, insuficiente e péssimo),
na linha de tempo do cronograma estabelecido, conforme Quadro 2. Esses conceitos serão
mensurados, respectivamente, considerando as bases das escalas 100%, 80%, 60%, 40% e
20% de alcance de resultados.

Quadro 3 – Escalas de resultados alcançados
Etapa

Estratégia

2021
2021.1

Etapa 1
Etapa 2
Etapa 3
Etapa 4
Etapa 5
Fonte: elaborado pela equipe (2020).

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2021.2

2022
2022.1

2022.2

2023
2023.1

2023.2

2024
2024.1

2024.2

27

Planejamento Estratégico: quadriênio 2021-2024

Após o diagnóstico do desempenho e identificando, especialmente, as situações regulares, insuficientes e péssimas, estas serão mais bem analisadas, buscando alcançar as
causas, as consequências e as possíveis soluções para obtenção de resultados mais satisfatórios, pelo menos, próximo a uma escala boa.
As etapas que contemplam elementos presentes na Política de Avalição serão, complementarmente, monitoradas pela Comissão de Autoavaliação, conforme critérios, procedimentos e instrumentos definidos neste documento.

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28

Planejamento Estratégico: quadriênio 2021-2024

REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino
Superior. Área: Comunicação e Informação: Fichas de Avaliação e Anexos para Programas
Acadêmicos e Profissionais. 2019a. Disponível em:
https://www.capes.gov.br/images/FICHA_AVALIACAO/COMUNICACAO_E_INFORMACAO_12
_12.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino
Superior. Documento de Área – Área 31: Comunicação e Informação. 2019b. Disponível em:
https://www.capes.gov.br/images/Documento_de_%C3%A1rea_2019/COMUNICACAO.pdf.
Acesso em: 20 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino
Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020. Brasília, 2010a. v. 1. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/livros-pnpg-volume-imont-pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino
Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020: documentos setoriais. Brasília, 2010b. v. 2. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/pnpgmiolo-v2-pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino
Superior. Portaria nº 486 - CTC-ES/CAPES, de 14 de maio de 2020. Reconhece cursos de pósgraduação stricto sensu (mestrado e doutorado), acadêmicos e profissionais, recomendados
pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior - CTC-ES da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, em sua 179ª Reunião, realizada de 26 a 28
de setembro de 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-486-de14-de-maio-de-2020-257195108. Acesso em: 20 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino
Superior. Proposta de Aprimoramento do Modelo de Avaliação da PG: Documento Final da
Comissão Nacional de Acompanhamento do PNPG 2011-2020 – 10/10/2018. Brasília, 2018.
Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/2018-pnpg-csavaliacao-final-10-10-18-cs-final-17-55-pdf. Aceso em 20 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino
Superior. Requisitos para a Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN): Ciências
Sociais Aplicadas 1. 2016b. Disponível em:
https://www.capes.gov.br/images/documentos/Criterios_apcn_2semestre/Crit%C3%A9rios
_de_APCN_2017_-_Ci%C3%AAncias_Sociais_Aplicadas_I.pdf. Acesso em: 20 ago. 2020.
SOUZA, F. C. Ciência da Informação no Brasil: o desenvolvimento da pesquisa e suas implicações na formação de mestres e doutores. Informação & Sociedade: estudos, João Pessoa, v.
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29

Planejamento Estratégico: quadriênio 2021-2024

22, n. 1, p. 79-94, jan./abr. 2012. Disponível em:
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/9680. Acesso em: 16 abr. 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL). APCN Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação: mestrado acadêmico. Maceió: UFAL, 2018. 247p.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL). Plano de Desenvolvimento Institucional
(PDI): período 2019-2023. Maceió: UFAL, 2019. 360p. Disponível em:
https://pdi.ufal.br/documentos/pdi-2019-2023/pdi-ufal-2019-2023-completo.pdf. Acesso
em: 20 ago. 2020.

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30

Planejamento estratégico: quadriênio 2021-2024

APÊNDICE A - PLANO DE AÇÃO DO QUADRIÊNIO 2021-2024
Etapa

1 - Reestruturação e qualificação do corpo docente

2 - Consolidação dos perfis de formação discente

3 - Ampliação e qualificação da produção intelectual

4 - Internacionalização e
inserção do programa

Estratégia
Elaborar Resolução de Credenciamento, de Descredenciamento e
Recredenciamento
Realizar credenciamento, descredenciamento e recredenciamento
de docentes

Agente

Espaço

Quantidade

2021

Prazo
2022 2023

2024

Colegiado do PPGC/UFAL

PPGCI/UFAL

1

X

Comissão de Seleção

PPGCI/UFAL

2

X

Contratar docente visitante

Governo Federal e PROGEP/UFAL

PPGCI/UFAL

2

X

Submeter projetos de bolsa de
produtividade

Docentes

CNPq

4

X

X

X

X

Realizar pós-doutorado

Docentes

Instituições, no Brasil e no
exterior, exceto as que
fizeram o doutorado

4

X

X

X

X

PPGCI/UFAL

8

X

X

X

X

PPGCI/UFAL

1

X

X

X

X

PPGCI/UFAL

1

X

X

X

X

Periódicos Qualis (nacionais e internacionais)

48

X

X

X

X

PPGCI/UFAL e EDUFAL

8

X

X

X

X

ASI/UFAL

4

X

X

X

X

Líder do Grupo de Pesquisa

Grupos de Pesquisa do
CNPq/UFAL/PPGCI

4

X

X

X

X

Docentes e Discentes

Instituições técnico-

8

X

X

X

X

Ofertar novas disciplinas eletivas
Participar dos grupos de pesquisa e
de projetos em andamento
Aglutinar docentes e discentes em
grupos e projetos de pesquisa
Publicar em periódicos mais bem
qualificados
Organizar e publicar coletâneas e
congêneres
Estabelecer convênios e congêneres internacionais
Integrar pesquisadores de instituições estrangeiras nos grupos de
pesquisa do Programa
Participar de eventos internacio-

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Colegiado, Coordenação e
Docentes
Docentes, Discentes, Egressos e Membros externos
Docentes, Discentes, Egressos e Membros externos
Docentes, Discentes, Egressos e Membros externos
Docentes, Discentes, Egressos e Membros externos
Coordenação do PPGCI/UFAL e ASI/UFAL

X
X

Planejamento estratégico: quadriênio 2021-2024

Etapa

Estratégia

Agente

nais

Atuar em periódicos nacionais e
internacionais
Publicar em periódicos internacionais
Participar de projetos e de ações
com o setor empresarial, com o
setor público e com o terceiro
setor
Ampliar o corpo técnicoadministrativo
Melhorar o Sistema Eletrônico de
Editoração de Revistas
5 - Adequação e melhorias na infraestrutura de
funcionamento e financiamento

Implantar o módulo dissertações
do programa no RIUFAL
Captar recursos e financiamentos
para projetos
Captar ajuda de custo para participar de eventos
Aumentar o número de bolsas de
estudos

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Docentes
Docentes, Discentes e
Egressos
Docentes, Discentes e
Egressos
Coordenação do PPGCI/UFAL e PROGEP/UFAL
Editores da Ciência da Informação em Revista e SIBI/UFAL
Coordenação do PPGCI/UFAL e Direção do SIBI/UFAL
Coordenação do PPGCI/UFAL e PROPEP/UFAL
Coordenação do PPGCI/UFAL e PROPEP/UFAL
Coordenação do PPGCI/UFAL e PROPEP/UFAL

Espaço
científicas sediadas no
exterior
Periódicos nacionais Qualis
Periódicos internacionais
Qualis/CAPES
Periódicos internacionais
Qualis/CAPES
Empresas, instituições
públicas e organizações do
terceiro setor locais e
regionais

Quantidade

2021

Prazo
2022 2023

2024

8

X

X

X

X

8

X

X

X

X

4

X

X

X

X

X

X

X

X

X

PPGCI/UFAL

2

SIBI/UFAL

4

X

RIUFAL

1

X

CAPES, CNPq e FAPEAL

4

X

X

X

X

CAPES, CNPq e FAPEAL

24

X

X

X

X

CAPES, CNPq e FAPEAL

4

X

X

X

X