14º Encontro Nacional de História da UFAL e 3º Simpósio Regional Nordeste da ABHR - "Religiões e Movimentos sociais: desafios para a construção de uma Democracia popular"


- Atualizado em

O 14º Encontro Nacional de História da UFAL e 3º Simpósio Regional Nordeste da ABHR propõe como temática geral a reflexão sobre as relações históricas entre as religiões e os diversos movimentos sociais e populares, em temporalidades e espacialidades diferentes. Nosso interesse em tema tão desafiador se justifica, especialmente, porque tais relações são estratégicas, no tempo presente, para a construção de uma Democracia verdadeiramente popular, com respeito à pluralidade e diversidade religiosa, em um Estado laico de Direitos sociais, culturais e humanos plenos.

As aproximações e distanciamentos entre os âmbitos religioso e político, em especial no período contemporâneo, têm se intensificado como problemas de estudo para as diferentes áreas das Ciências Sociais e Humanas. A crise capitalista, socioeconômica e política, desdobrada na pandemia de Covid-19 a partir de 2020, e no avanço da extrema-direita em todo o mundo, acendeu um alerta para se buscar uma melhor compreensão da complexidade das relações entre as religiões e a política partidária, mas também sobre a adesão religiosa a projetos políticos de cunho fascista e antidemocráticos. Por outro lado, as crises também demonstraram a força de organização dos movimentos populares e sociais, muitos com vínculos ou de viés religioso, que se desdobraram para minimizar o impacto da pandemia e do avanço do fascismo. Sabemos que a divergência de “visões de mundo” no campo religioso não é uma novidade na História, e o entendimento dos contextos que possibilitam explicar tais relações (classistas, comunitárias, associativistas etc) necessita de uma análise cuidadosa que leve em conta as contradições e conflitos institucionais, políticos, culturais e econômicos que afetam as experiências religiosas individuais e coletivas.

A Associação Brasileira para Pesquisa e História das Religiões (ABHR) tem sido espaço de construção do campo de estudo sobre as religiões no Brasil, articulada às redes de pesquisa internacionais. O Laboratório de História e Estudo das Religiões (LHiER-UFAL) é parte dessa rede de estudiosos e pesquisadores e espera em parceria com os cursos de História (graduação e pós-graduação) da UFAL fortificar ainda mais o campo de estudos, especialmente na região Nordeste do país. Para isso, convidamos a todos/as/es interessados/as/es em construir conosco uma produção do conhecimento que seja, de fato, socialmente referenciada e contribua para a construção de valores éticos, plurais, de respeito às diferenças e de plena Democracia. As religiões como parte da realidade social e cultural do país têm muito o que contribuir nessa luta.

O evento ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2023, no ICHCA-UFAL.

Clique aqui para fazer sua inscrição e conhecer a Programação completa.

Caderno de Resumos e Programação.