Minicurso Neopragmatismo Periférico e a Espiral Normativa


- Atualizado em

Minicurso Neopragmatismo Periférico e a Espiral Normativa

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Ufal promoverá, entre os dias 4 e 6 de novembro de 2026, o minicurso Neopragmatismo Periférico e a Espiral Normativa.

O minicurso será ministrado pelo Professor Dr. Marcos Silva (UFPE/PPGFIL-UFAL/CNPq) e abordará o tema do neopragmatismo e suas implicações para a filosofia da linguagem, a lógica, a filosofia política e as ciências cognitivas. As atividades contemplarão a revisão da lógica sob uma perspectiva neopragmatista, as relações entre linguagem e normatividade e as dimensões políticas da linguagem.

O minicurso apresentará as pesquisas e publicações recentes do Professor Marcos Silva. Seu público-alvo são discentes de graduação e pós-graduação em Filosofia e áreas afins.

Programação

04/11/2026, às 16h — Filosofia da Linguagem e Epistemologia da Lógica

A Espiral Normativa: Neopragmatismo na Revisão da Lógica (Editora CLE, UNICAMP, 2026).

05/11/2026, às 16h — Filosofia Política

Soberania Gramatical e suas Alavancas (Kotter Editora, Curitiba, 2026).

06/11/2026, às 16h — Filosofia das Ciências Cognitivas

Neopragmatismo Periférico: a política da linguagem e a linguagem da política (Kotter Editora, Curitiba, 2026).

Inscrições: no local do evento.

Haverá emissão de certificados para os participantes.

Contamos com a participação de todas e todos!