Histórico

A Faculdade de Filosofia foi fundada em 1952, e contava em seu início com os cursos de Geografia, História, Filosofia, Letras Clássicas, Letras Neolatinas e Letras Anglo-germânicas. Em 1961, com a criação da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), ela passou a integrar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Posteriormente, na década de 70, ela passou a fazer parte do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CHLA). Este passou a se chamar, com a reforma administrativa de 2006, ICHCA (Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes).

Embora seja antigo, o curso de Filosofia da UFAL nunca contou com um mestrado acadêmico em Filosofia, em decorrência da falta de um quadro docente com formação específica na área. Tal situação começou a se reverter em 2006, com uma maior renovação do quadro de professores do curso, fruto do programa federal de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Graças a essa renovação, o curso, que até então necessitava de grande número de professores substitutos para seu funcionamento, pôde começar a trabalhar somente com professores efetivos. Desde então houve um processo de renovação gradual do quadro docente. Em 2018, o curso conta com doze professores com doutorado em Filosofia, quatro professores com doutorado em outras áreas, três doutorandos em Filosofia e um mestre.

Essa maior qualificação do corpo docente refletiu-se naturalmente na execução de ações visando a implementação de um mestrado acadêmico em nosso curso. A mais importante delas foi a implementação, em 2011, de uma Especialização em Filosofia Contemporânea, que desde então contou com três edições (2011, 2013 e 2015). Esta Especialização mostrou-se uma ferramenta indispensável para garantir a formação continuada dos discentes egressos do curso, além daqueles oriundos de outras áreas do conhecimento, como Psicologia, Pedagogia e História. Além disso, ela permitiu aos docentes de nosso curso travarem contato com as atividades de orientação em nível de pós-graduação, qualificando-os a lecionarem e orientarem no contexto de um eventual mestrado acadêmico.

Atualmente, o curso de Filosofia da UFAL encontra-se num momento ascendente de sua história, o que pode ser verificado no incremento das ações de pesquisa do curso, com a formação de vários grupos de pesquisa que promovem atividades constantes, entre os quais destacamos os grupos “Linguagem e Cognição” eSubjetividade e crítica ao sujeito moderno”. Além das atividades rotineiras do curso de Filosofia (aulas, orientações, etc.), seus docentes têm se ocupado com a promoção de eventos, tais como colóquios e semanas acadêmicas, que muito têm contribuído para promover o debate filosófico no âmbito de nossa instituição, permitindo aos docentes e discentes manterem contato com representantes de outras instituições que atuam no campo da Filosofia. Exemplos desses eventos são a “Semana nacional de Filosofia da UFAL”, os encontros nacionais dos grupos “Linguagem e Cognição” eSubjetividade e crítica ao sujeito moderno”, além de diversos projetos de extensão e seminários de pesquisa.