Projeto "Vozes da Pandemia"

23/05/2020 11h01 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h47

O Projeto de Extensão “Vozes” da Pandemia é uma ação dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da UFAL coordenado pelo Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis) em parceria com o Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió (ACMM) que tem a pretensão de documentar e produzir fontes para pesquisas futuras sobre a Pandemia do Covid-19 e seus impactos em diversos setores da sociedade alagoana, tais como estudantes, professores, técnicos, gestores, terceirizados e familiares em geral – inclusive aqueles que atuam no Hospital Universitário Professor Alberto Nunes (HUPAA) - , com ampliação para os professores da educação básica da cidade de Maceió, movimentos sociais e sindicatos. Há, ainda, uma parceria com o Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió visando agregar ao projeto cidadãos e cidadãs de diversas comunidades e pertenças religiosas.

O projeto tem como justificativa a necessidade de “Documentar” o Tempo Presente, a partir de referenciais teóricos e metodológicos próprios da área de História e das Ciências Sociais, como proposta de construção de um Acervo Documental para futuras pesquisas sobre os impactos da Covid-19 em Alagoas, especialmente - mas não exclusivamente - na cidade de Maceió. Com esse escopo, pretende-se alcançar diversos setores da sociedade alagoana, para além dos “muros” reais ou simbólicos da Universidade, “ouvindo”, analisando e problematizando os testemunhos de diversos segmentos da coletividade, dentro da perspectiva plural e interseccional. Nesse sentido, a parceria firmada com o Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió revela-se de suma importância. Espera-se, com essa ação, que para além de uma função de “ouvir” e documentar o Presente, o material oriundo desse Projeto também contribua para elaboração de políticas públicas em contextos de crises sociais.

O formulário de resposta à pergunta: "Como a pandemia afetou sua vida?" pode ser acessado aqui

Se preferir pode nos escrever para o e-mail: cpdhisufal@gmail.com