Comunicação Social

Os grupos de pesquisa são núcleos constituídos por professores, estudantes e pesquisadores convidados e funcionam no âmbito das atividades formais da universidade. São criados e mantidos com o objetivo de produzir estudos em áreas e temáticas específicas.

No curso de Comunicação Social temos atualmente oito grupos em atividade, registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificados pela Ufal. Sendo pesquisa uma das três atividades principais da universidade (juntamente com o ensino e a extensão), os grupos exercem importante papel na produção de conhecimento, repercutindo diretamente na qualidade da formação de estudantes e contribuindo para o desenvolvimento do campo em que atuam.

Estudantes e interessados podem participar contactando os líderes dos respectivos grupos, passando a acompanhar reuniões e desenvolvendo atividades de pesquisa orientada.

A seguir, temos a lista dos grupos em funcionamento no COS e seus líderes (em ordem alfabética):

Outros projetos de pesquisa

Além dos grupos de pesquisa também existem projetos específicos vinculados à programas de fomento como o Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica):

• O processo de midiatização no âmbito dos desdobramentos dos Bigbrothenses no Big Brother Brasil 12 e 13 - Prof. Dr. Amilton Glaucio De Oliveira
  • Programa do Mução: O império do riso grotesco e cruel nas ondas do rádio - Prof. Dr. Antonio Francisco Ribeiro De Freitas
  • A descrição em Oswald de Andrade - Prof. Dr. Jose Aloisio Nunes De Lima
  • A Recepção da programação radiofônica das igrejas Universal e Mundial em Maceió: um estudo analítico-comparado - Prof. Dr. José Guibson Delgado Dantas
  • Os recortes metodológicos dos estudos de recepção midiática no Brasil nos últimos 20 anos: inovações e utopias - Prof. Dr. Jose Guibson Delgado Dantas
  • Formas de consumo e interatividade culturais em tempos de convergêcia midiática - Prof. Dr. Ronaldo Bispo dos Santos
  • Estudo da circulação comunicacional e experimentação de um modelo para o percurso social da informação cientifica - Prof. Dra. Sandra Nunes Leite