Chuvas em Alagoas - Mobilização solidária

11/07/2023 14h49

Prezada comunidade acadêmica, em solidariedade às vítimas das fortes chuvas dos últimos dias, o ICHCA se coloca como ponto de arrecadação de donativos. Roupas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene poderão ser deixados na nossa Secretaria Geral que os encaminhará à SINFRA para envio à Defesa Civil que realizará distribuição à população afetada.

A Direção do  Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes informa, também, que está atenta às especificidades da comunidade acadêmica ICHCA para evitar prejuízos oriundos da situação emergencial pela qual passa nosso estado de Alagoas.

Segue nota emitida pela Reitoria:

A Gestão Superior da Universidade Federal de Alagoas está mobilizada e em contato permanente com as autoridades estaduais e municipais, monitorando a situação das chuvas em Alagoas. Neste domingo, às 21h30, o reitor da Ufal se reuniu por conferência com o Coordenador Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Moisés Pereira, sendo informado que os 31 municípios mais atingidos já estão sendo amparados pelas medidas legais emergenciais previstas no Decreto emitido pelo Governador do Estado e nas Portarias nº 2.319, de 8/7/2023 e nº 2.320, 9/7/2023 do MDS

Foram analisadas as situações relacionadas aos riscos de enchentes, interdições de estradas e riscos de desabamentos, com a tendência de redução de impactos a partir deste domingo, apenas com expectativas de chuvas esparsas nos dois próximos dias. Após contato com os diretores dos Campi Fora de Sede e com base nas orientações da Defesa Civil de Alagoas, observando o Relatório de Operação-Alagoas 002 de 9/7/2023, de 18h30 (DC-AL), a Gestão Superior da Ufal orienta que haja a manutenção das atividades presenciais em todos os campi, tal como previsto no Calendário Acadêmico 2023, fazendo as seguintes observações quanto às atividades acadêmicas:

I – Recomenda-se que haja flexibilidade quanto aos procedimentos de registro de presença e avaliações, de forma a evitar prejuízos ainda maiores aos/às estudantes já impactados/as pela pandemia e pelas chuvas nesse momento.
II – Recomenda-se às unidades acadêmicas/campi fora de sede/coordenações que identifiquem discentes que tenham sido afetados/as pelas chuvas, para encaminhamentos junto à Proest;
III – Caso haja suspensão de aulas em alguma unidade acadêmica ou campi, seguindo o artigo 21 do Regimento da Ufal, que trata sobre a autonomia das unidades acadêmicas, estas deverão ser repostas na forma prevista na Resolução nº 06/2008-Consuni/Ufal.

As atividades administrativas ocorrerão regularmente, inclusive com o funcionamento dos Restaurantes Universitários (exceto para o Campus do Sertão, face ao feriado municipal antecipado para dia 10 de julho).

ARRECADAÇÃO DE DOAÇÕES

A Universidade Federal de Alagoas se prontificou a recolher donativos para envio à Coordenação da Defesa Civil, que se encarregará de fazer a distribuição até os atingidos.

A Defesa Civil solicita que sejam realizadas doações de alimentos não perecíveis de fácil consumo (água mineral, leite longa vida, biscoitos, pão de forma, etc.), material de higiene pessoal e domissanitários (detergente, sabão, água sanitária, etc.). A Defesa Civil solicita que não se arrecadem roupas.

As Direções de Unidades Acadêmicas, Campi Fora de Sede, ETA e Biblioteca Central poderão atuar como pontos de arrecadação. A Gestão Central encaminhará os donativos, via SINFRA, em veículos oficiais, para a coordenação da Defesa Civil, que realizará a distribuição até a população afetada.

SOBRE ATENDIMENTO ESTUDANTIL

A Pró-reitoria Estudantil (Proest) está elaborando procedimentos internos para atendimento emergencial aos/às estudantes afetados/as pelas chuvas, seja por atendimento psicossocial, seja por auxílio financeiro emergencial aos/às estudantes em situação de vulnerabilidade.

Em casos peculiares, as Direções e Coordenações de cursos devem acionar diretamente a Proest. Recomenda-se às Unidades a realização de busca ativa dos/as estudantes eventualmente impactados/as.

Os gestores da Ufal registram, mais uma vez, a comoção com os acontecimentos e reforçam os votos de solidariedade às pessoas atingidas pelas fortes chuvas. A Gestão da Ufal segue em contato permanente com a Defesa Civil, e emitirá nova nota, caso seja necessária a revisão da recomendação ora adotada.

Toda a infraestrutura e corpo técnico da Universidade estão à disposição das autoridades competentes para auxiliar na situação emergencial.

Reitoria da UFAL
9/7/2023 – 23h20