Chamada de Trabalhos Expocom 2024 - Etapa Local

22/02/2024 00h05 - Atualizado em 23/02/2024 às 22h30

Comissão da Etapa Local da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação da Intercom recebe trabalhos até 17 de março

Os cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tornam pública a chamada de trabalhos para a etapa local do 30º Prêmio Expocom - Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação, tendo em vista a etapa regional a ser realizada durante o 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, entre os dias 08 e 10 de maio de 2024, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal-RN.

Alunos que estiverem interessados em submeter trabalhos de cunho prático e experimental desenvolvidos em alguma das disciplinas cursadas no ano letivo e/ou ano calendário anterior ao da realização do congresso devem submeter à Comissão Interna do COS. Isso corresponde aos semestres letivos 2022.2 e 2023.1 nesta Universidade. Para os alunos da Ufal, existem diversas modalidades disponíveis nas categorias Jornalismo, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar e Rádio, TV e Internet.

As categorias Jornalismo e Relações Públicas e Comunicação Organizacional aceitam apenas trabalhos com líderes matriculados, necessariamente, em cada um destes respectivos cursos, podendo haver a participação de coautores de outro curso da área da Comunicação. Cada categoria tem modalidades específicas, que funcionam como subdivisões das categorias elencadas no parágrafo anterior. Para tanto, devem-se observar as particularidades definidas no ementário disponibilizado pelo Intercom no link a seguir:

EMENTÁRIO DAS MODALIDADES CONFORME CATEGORIAS DA EXPOCOM 2024

Observem as especificidades de cada modalidade – tais como, mídia, linguagem, gênero, suporte, formato, serviço etc – dos trabalhos práticos e experimentais informados no ementário. A partir disso, será possível definir em qual categoria e modalidade seu trabalho se enquadra melhor. Há modalidades dedicadas a um conjunto de produtos (periódicos/seriados/regulares) e outras específicas para produtos avulsos/unitários. Fique atento às exigências expressas no regulamento da

Expocom no link abaixo:

REGULAMENTO DO 30º PRÊMIO EXPOCOM

As inscrições para a Etapa Local do COS Ufal ocorrem no período de 04 a 17 de março de 2024, através do endereço eletrônico expocom.cosufal@gmail.com. No email a ser enviado, deve estar contidas: (1) a versão digital do material/produto concorrente e (2) o paper com as seguintes informações:

• dados do autor líder (nome; email; celular whatsapp; CPF; matrícula Ufal);
  • nomes, CPF e matrículas Ufal dos coautores;
  • orientador(es) do trabalho;
  • disciplina em que foi produzido o material;
  • título do trabalho;
  • categoria e modalidade em que deseja inscrever o material;
  • paper descrevendo as seguintes etapas: título; descrição do objeto de estudo; descrição das pesquisas realizadas (metodologia); descrição da produção. Observação: com exceção do título, cada um dos demais itens do paper deve conter entre 400 e 4000 caracteres com espaços.

A seleção interna da Etapa Local será realizada no período de 18 a 20 de março de 2024. Nessa fase, a Comissão Interna do COS fará a conferência dos materiais e verificará eventuais sobreposições de trabalhos em categorias e modalidades, podendo, neste caso, propor mudanças, de acordo com a natureza das produções, sugerindo alterações ao aluno. Fica reservado o direito de convocação dos orientadores ou, na ausência destes, de um professor da área, para auxílio em questões inerentes a essa etapa do processo. O descumprimento das normatizações do Regulamento do Prêmio Expocom 2024 e das solicitações desta chamada implicam em desclassificação do trabalho.

A listagem completa dos trabalhos selecionados na Etapa Local do COS será divulgada até o dia 21/03/2024 nas páginas oficiais dos cursos no Instagram. Todos os trabalhos selecionados serão cadastrados no sistema da Intercom pela Comissão Interna até dia 28/03/2024.

Conforme a chamada de trabalhos do Intercom Regional Nordeste 2024, líderes e coautores dos trabalhos indicados devem realizar a sua inscrição no congresso e efetuar o pagamento até o dia 25/03/2024. Em seguida, submeter o trabalho, via sistema da Intercom, conforme o tutorial, até 28/03/2024. Os prazos e pagamentos podem ser vistos no portal do Intercom no seguinte link:

CALENDÁRIO E TAXAS DO INTERCOM REGIONAL NORDESTE 2024

4 a 17/3 - Inscrições na Etapa Local do Cos

18 a 20/3 - Seleção interna dos trabalhos

21/3 - Divulgação dos resultados da seleção da Etapa Local

até 28/3 - Indicação, pela Comissão, dos trabalhos selecionados no sistema da Intercom

até 25/3 - Inscrição dos proponentes no Expocom

até 28/3 - Submissão dos trabalhos pelos proponentes no sistema do Expocom

A seleção na Etapa Local do COS e eventual seleção na etapa regional, com indicação para apresentação durante o Congresso, não implicam em compromisso de financiamento e demais custos de participação por parte das coordenações dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas ou outros setores da Universidade. Ambos os cursos têm trabalhado no sentido de buscar formas alternativas dentro da instituição para auxiliar os estudantes na participação em eventos científicos, como ocorreu em anos anteriores.

Para maiores esclarecimentos sobre o processo de seleção dos trabalhos, favor encaminhar mensagem para o e-mail expocom.cosufal@gmail.com.

A Comissão.

Profa. Dra. Laura Pimenta