Comunicação Social
Projetos de Extensão
A extensão universitária (juntamente com o ensino e a pesquisa) compõe um dos tripés que caracteriza a Universidade. Consiste em atividades e projetos que visam a aproximação com a sociedade, dialogando com experiências vindas de fora dos muros do campus e contribuindo para que o conhecimento produzido pela Ufal ganhe em amplitude e circulação. A seguir, são listados os projetos de extensão em andamento no âmbito do Curso de Comunicação Social e seus respectivos coordenadores.
Agência de Notícias Ciências Alagoas: uma experiência de ensino, pesquisa empírica e extensão comunitária
O projeto da Agência de Notícias Ciência Alagoas objetiva viabilizar a divulgação da pesquisa científica e dos produtos tecnológicos, produzidos em Alagoas e na Região Nordestina, promovendo assim a difusão da ciência e a educação científica da população em geral, e alunos de escolas públicas de Alagoas, em particular.o enfoque da pesquisa empírica é a produção de notícias de divulgação científica nas redes sociais: um blog, no Twitter e outra no Facebook. No eixo da recepção, o projeto se propõe desenvolver um Plano de Relacionamento com públicos juvenis de escolas públicas da Cidade de Maceió e de Santana do Ipanema no sentido de promover oficinas de comunicação e debates sobre temas científicos. Essas experiências empíricas são fonte de reflexão sobre a prática da comunicação cidadã e do jornalismo digital e científico, fortalecendo a formação dos alunos tanto da graduação quanto do Ensino Médio e a capacitação técnica dos profissionais envolvidos no Projeto
Responsável: Prof. Dra. Magnólia Rejane Andrade dos Santos.
Centro de Formação e Extensão em Comunicação, Democracia e Direitos Humanos (Coscentro)
O Centro de Formação e Extensão em Comunicação, Democracia e Direitos Humanos (Coscentro) consiste em um núcleo de extensão gestado no âmbito do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas com missão voltada para atividades de extensão universitária. Conta com a participação de estudantes, profissionais e voluntários. O objetivo principal é desenvolver um espaço contínuo de debate, formação, formulação e pesquisa sobre a relação entre Comunicação Social, democracia e direitos humanos, engajando estudantes, lideranças comunitárias, organizações civis e movimentos sociais neste horizonte. As ações estão concentradas em cinco eixos temáticos: (1) Democratização da comunicação; (2) Comunicação enquanto direito; (3) Mídia e direitos humanos; (4) Instituições democráticas e regulação da comunicação e (5) Políticas públicas de comunicação. Em seus objetivos, o Projeto prevê a produção de cursos, seminários, produtos audiovisuais, cartilhas, ações pedagógicas de base e pesquisas sobre esses eixos.
Responsável: Prof. Dr. Sivaldo Pereira da Silva
Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia (Comulti)
O Comulti atua em extensão e pesquisa, e tem os seguintes objetivos em suas linhas de atuação: fomentar a produção do conhecimento nas áreas de Comunicação, Mídia e Linguagem, estimulando ainda o diálogo com a área de Educação; promover estudos e discussões acerca dos métodos, teorias e técnicas de ensino, pesquisa e extensão na área de comunicação, bem como das relações entre comunicação, tecnologia, ciências da linguagem, educação, análise do discurso e sociedade; incentivar a realização de pesquisas no meio acadêmico visando articular teoria e prática; priorizar o enfoque regional no desenvolvimento de estudos e pesquisas em comunicação, mídia, linguagem, educomunicação, tecnologias digitais e a conseqüente aplicação do conhecimento produzido;favorecer o aprimoramento e o fortalecimento da graduação e da pós-graduação em comunicação social; articular as potencialidades de aplicação das mídias audiovisuais, impressas e digitais nas ações que envolvem as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC), aplicadas na Educação a Distância (EAD), na interface comunicação-educação e tecnologias midiáticas contemporâneas.
Responsáveis: Prof. Dr. Antonio Francisco Ribeiro de Freitas e Prof. Dr. Amilton Gláucio de Oliveira
Jornais impressos e opinião pública: mecanismos de mass media, construção de estados de violência e sua influência no imaginário social dos estudantes universitários do Curso de Direito
O projeto tem como principal objetivo observar e conhecer as diferentes formas de manifestação da violência, identificáveis desde o ponto de vista dos jornais impressos relativo à construção de um “imaginário social” que influencie a percepção das “coisas do mundo jurídico”. É certo que o rádio, televisão e jornal devem cumprir seu papel informativo, revelando para o público os acontecimentos. Neste contexto, se o veículo de comunicação é meio que pode se tornar a própria mensagem, quando elege determinados fatos e seus respectivos significados para noticiar, cabe questionar sobre a forma como esses meios de comunicação escolhem suas “agendas de notícias” e sobre as intenções que pretendem alcançar, a partir do uso de determinada linguagem em manchetes e noticiários escritos e orais. Em outras palavras, propõe-se o estudo sobre a maneira como o jornal, no uso das palavras, manipula a “mensagem de violência” dirigida ao público-alvo, no caso, um determinado corpo de alunos universitários do curso de direito, e a eficiência dessa intermediação na construção de um “imaginário social” conflitante com resultados perniciosos à mobilização e à deliberação política desses mesmos alunos no decorrer de sua vida acadêmica.
Responsáveis: Prof. Dr. José Guibson Delgado Dantas e Prof. Msc. Ricardo Coelho de Barros.
Revista Vitrola&Jeans
O projeto visa disseminar informações sobre cultura em dimensão ampla e alternativa, atingindo potencialmente Alagoas, o Brasil e todos os países lusófonos, uma vez que a Internet é uma mídia de alcance mundial. Dessa forma são aplicados os conhecimentos das disciplinas: Redação e Edição em Jornalismo, Jornalismo Cultural, Tecnologias Contemporâneas da Comunicação, Midia Digital e Webjornalismo na construção/produção de conteúdo e planejamento de reportagens, entrevistas, redação e edição de um produto midiático digital – a revista cultural digital Vitrola&Jeans. Como objetivo geral,o projeto pretende desenvolver um veículo mensal de comunicação jornalístico-digital com enfoque cultural. Como objetivos específicos, busca experimentar diversas formas de comunicação e linguagens, produção editorial, composição estética, mídias e de distribuição do produto final para o público alvo e aplicar tais experimentos na produção contínua da revista e do site.
Responsável: Prof. Dr. Antonio Francisco Ribeiro de Freitas