Aula inaugural - mestrado 2021


11/02/2021 17h55

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL-UFAL) tem o prazer de convidar a todas e a todos, especialmente a comunidade acadêmica da UFAL, a participarem da aula inaugural do mestrado com a presença da Profa. Dra. Scarlett Marton - USP, no dia 22 de fevereiro, às 19h, com o tema: Nietzsche e as Mulheres.

O Evento será virtual, através do Canal do Youtube do PPGFIL-UFAL, onde será transmitida a palestra e se poderá fazer perguntas no momento de debate.

A professora Scarlett Marton é uma das maiores especialistas no pensamento de Nietzsche no Brasil, tendo uma contribuição inestimável à pesquisa filosófica nacional, publicando artigos e livros (nacional e internacionalmente), formando gerações de pesquisadores pela sua atividade de docência e pesquisa, além de ter sido responsável pela organização de eventos e da criação de grupos de pesquisa sobre Nietzsche, tais como o GEN (Grupo de Estudos sobre Nietzsche) e do Grupo de Trabalho (GT) Nietzsche, junto à ANPOF.

É uma honra para o PPGFIL-UFAL receber tal ilustre palestrante, contamos com a presença de todas e todos a fim de prestigiar esta aula magna. Segue abaixo uma breve apresentação da professora Scarlett Marton:

 Scarlett Marton é professora titular de Filosofia Contemporânea da Universidade de São Paulo. Graduou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1972), concluiu mestrado em Filosofia na Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (1974), defendeu doutorado (1988) e livre-docência em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). Publicou no Brasil cerca de dezoito livros, na maioria sobre a filosofia nietzschiana, dentre eles: Nietzsche e a arte de decifrar enigmas (2014); Nietzsche, das forças cósmicas aos valores humanos (3ª ed., 2010); Extravagâncias: Ensaios sobre a filosofia de Nietzsche (3ª ed., 2009); Nietzsche, seus leitores e suas leituras (2010); Nietzsche, filósofo da suspeita (2010); A irrecusável busca de sentido. Autobiografia intelectual (2004). Publicou ainda ensaios em livros e revistas especializadas no Brasil, na Alemanha, na Áustria, na Espanha, na França, na Itália, em Portugal, nos Estados Unidos, na Colômbia, na Venezuela, na Bolívia, na Argentina e no Chile. Fundou o GEN - Grupo de Estudos Nietzsche; criou os Cadernos Nietzsche; é coordenadora da coleção de livros Sendas & Veredas; implementou o GT Nietzsche junto à Anpof. Integra o comitê científico de Hyper Nietzsche, de Nietzsche-Studien e de Monographien und Texte zur Nietzsche-Forschung.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7346993650415356