Lançamento do Dossiê África: saberes, pesquisas e aprendizagens - Revista Crítica Histórica (PPGH-UFAL)


01/12/2021 08h30

A Revista Crítica Histórica (ISSN: 2177-9961 - Qualis B1) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo principal é divulgar a produção historiográfica em geral com ênfase em pesquisas originais e articular a troca de informações junto a outros pesquisadores da região e do país. Com isso, quer-se criar um veículo democrático para o debate e a reflexão crítica sobre os temas históricos de interesse regional e nacional.

Na edição nº 24, apresentamos ao público o Dossiê África: saberes, pesquisas e aprendizagens, organizado pelas professoras Dra. Flávia Maria de Carvalho (UFAL) e Dra. Ingrid Silva de Oliveira Leite (UFSJ). Segundo as organizadoras, "o presente Dossiê dedicado às Histórias das Áfricas, inspiradas na desconstrução de narrativas pautadas no que a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie definiu como o “perigo de uma história única”. As pesquisas históricas sobre o continente africano vêm crescendo de forma significativa nas últimas décadas. Muitas dessas novas abordagens derivam de novas propostas metodológicas, da formação de professores especialistas e da implementação da Lei 10.639/03, que tornou obrigatórioo ensino das Histórias africanas. Acreditamos que compreender a pluralidade do continente africano e suas representações seja fundamental para entendermos os processos de formação de nossas identidades e que essas análises podem contribuir na construção de uma educação antirracista".

Acessem o número e aguardem que, em breve, faremos o anúncio da live especial de lançamento no canal do CPDHis no youtube.

Boa leitura!