Docentes

 

ALEXANDRE TORRES FONSECA (Colaborador)

             Doutorou-se em História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2007, sob a orientação do Prof. Dr. José Carlos Reis, onde defendeu a tese: História da história: a big history e a transdisciplinaridade - O fim da fronteira entre a história e as ciências naturais.   Atualmente é professor do curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e integrante do grupo de pesquisa Centro de Hermenêutica do Tempo Presente. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6899730644270559

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: História das Ciências, especialmente sobre a história do conceito de Revolução Científica; as relações entre História e Filosofia da Ciência; e a História da Ciência como uma História das Ideias Científicas.

Emailalexandre.ufal@gmail.com 

 ALFREDO NAVA SÁNCHES (Colaborador)

           Possui mestrado em História pela Facultad de Filosofía y Letras, UNAM (2010), e doutorado em História por El Colegio de Mexico (COLMEX) (2013). Pós-doutor em Antropologia pela Escuela Nacional de Estudios Superiores da UNAM-Morelia (2014) e em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2018). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: História Intelectual e História Cultural da América e Historiografia Comparada da América Latina. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Histórica e Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Social e Antropologia Histórica dos Povos Originários da América.

 Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8425428321384844

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: História Latino-Americana; História Intelectual e História Cultural da América; Historiografia Comparada da América Latina; Antropologia Histórica dos Povos Originários da América

Email: alfredonavasanchez@gmail.com  

ANA PAULA PALAMARTCHUK 

           Doutorou-se em História na Universidade de Campinas (Unicamp), em 2003, sob a orientação do Prof. Dr. Michael M. Hall, onde defendeu a tese Os Novos Bárbaros: Escritos e Comunismo no Brasil (1928-1948). Pós-doutorou-se, na mesma Universidade em 2005. Atualmente é professora do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e integrante do Grupo de Pesquisa História Social e Política. 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1188767660805614

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: Pesquisa e docência em História Contemporânea (Brasil e Geral) e História das Relações Internacionais, com ênfase na História Política e História Social da Cultura.

Email: paula.tchuk@gmail.com 

ANDERSON DA SILVA ALMEIDA

            É doutor (2010-2014) e mestre (2008-2010) em História Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF, onde também se especializou em História Contemporânea (2006-2008). Entre 2002 e 2006 cursou Licenciatura em História pela Universidade Católica do Salvador. Desenvolve pesquisas com foco no período da ditadura civil-militar (1964-1985) com uma abordagem voltada para a História Política e as relações entre Memória, História e Biografias históricas. Sua dissertação de mestrado - Todo o leme a bombordo - sobre as trajetórias de marinheiros excluídos da Marinha de Guerra do Brasil após o Golpe de 1964, foi agraciada com o Prêmio Memórias Reveladas do Arquivo Nacional, edição 2010. No segundo semestre de 2012 realizou estágio de doutorado como pesquisador visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa/ ICS-UL, sob a orientação do professor António Costa Pinto. Desde 2014 é membro da Comissão de Altos Estudos do Prêmio Memórias Reveladas do Arquivo Nacional. Atualmente integra o projeto da CAPES “A República no Brasil: trajetórias de vida entre a Democracia e a Ditadura” com as participações de professores da UFF/UFRRJ/UFRN e UFAL, sob as coordenações de Jorge Ferreira e Samantha Quadrat (UFF).

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2303097060072830

 Linha de pesquisaRelações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

 Temáticas de orientação:

 Email: andersonhistoriauff@gmail.com 

ANTONIO ALVES BEZERRA 

          Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999); Mestrado em História - História Social, PUC/SP (2002); Especialização em Cultura & Cidadania, UNICAMP/SEE/CENP (2006); Formação de Governante pela Escola de Governo de São Paulo, USP (2003); Doutorado em História - História Social PUC/SP (2011). Experiência como professor de História na educação básica tendo atuado até dezembro de 2013 no Ensino Fundamental e Médio junto as Secretarias de Educação do estado de São Paulo e do municipio de São Paulo, experiência como professor-coordenador pedagógico e vice-diretor de escola na SEE/SP. Dedica-se, atualmente, a estudar temas como exlusão social, reforma agrária, imprensa popular e MST, políticas educacionais de formação continuada de alunos e professores em nível de graduação e pós graduação, comprometido, sobretudo, com a disciplina de Prática de Ensino de História e Estágio Supervisionado - ICHCA /UFAL, Campus de Maceió. Vinculado aos grupos de pesquisa do CNPq: Grupo de Estudo Ensino, História e Docência (GEEHD), da Universidade Federal de Alagoas e do Grupo de pesquisa História, Religião e Política no Mundo Contemporâneo, do(a) Universidade Federal de Mato Grosso.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9534474333315783

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação:

Email: abezerra2000@uol.com  

ANDRÉA  GIORDANNA ARAUJO DA SILVA

          Possui graduação em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004), Graduação em Pedagogia pela UNINTER (2018), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Também realizou Especialização em Educação Profissional Técnica de Nível Médio – EJA, pelo  IFPE (2009), e Especialização em Novas Linguagens de Ensino: Ênfase em Tecnologias, pela UFRPE (2007). Pesquisadora do “Grupo de Estudos Ensino, História e Docência”. Líder do Grupo de Pesquisa “História da Educação, Cultura e Literatura”. Tem experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História e História e Política da Educação. Atualmente é professora no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.

Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: Ensino de História, História e Política da Educação e Concepções e práticas históricas de Educação Integral e de Ensino de Tempo Integral.

Emailandrea.giordanna@cedu.ufal.br 

 Site do Grupo de Pesquisa HECL: https://cedu.ufal.br/grupopesquisa/gephecl/

ARRIZETE CLEIDE DE LEMOS COSTA

       É professora associada da Universidade Federal de Alagoas e dedica-se aos campos de estudos relacionados à Epistemologia da História: Teoria da História, Metodologia da História, Historiografia e História da Historiografia. Atua prioritariamente no domínio da história sociocultural, história intelectual, história das ideias contemporâneas e escrita da história. É líder do Grupo de Pesquisa: Documento, Imagens e Narrativas/UFAL/CNPq. Atualmente é pesquisadora colaboradora do CITCEM/Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto/Portugal.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473909520883167

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: Dedica-se aos campos de estudos relacionados à epistemologia da História, em particular, as abordagens de temáticas teóricas e de metodologias implicadas na elaboração das narrativas historiográficas: representação, historicidade, linguagem, procedimentos analíticos qualitativos, hermenêutica, memória pessoal e coletiva, poder, cultura e sociedade, cultura historiográfica contemporânea e cultura política.
Emailmicro_historia@yahoo.com.br 

Grupo de Pesquisa: Documentos, Imagens e Narrativas

 Este foi o primeiro Grupo de Pesquisa criado no curso de História da Universidade Federal de Alagoas, em 2003. Desenvolve investigações sobre a Cultura Historiográfica Contemporânea – a produção historiográfica é apreendida em sua dimensão escritural, teórica e metodológica e como uma fonte histórica reveladora de seu tempo/espaço de produção. Acrescentam-se os estudos sobre a História Cultural/Intelectual – cuja perspectiva interdisciplinar estuda as circunstâncias históricas de produção, circulação e transmissão de ideias e imagens, identificando tipos de representação da memória pessoal e social vinculados a cultura material e imaterial de diferentes tempos, espaços e paisagens. Em sua trajetória, o GP realiza investigações interdisciplinares envolvendo pesquisadores da biblioteconomia, da arquitetura, da comunicação, da fotografia, da antropologia e da biologia. Tem atuado na promoção de intercâmbios científicos e culturais; na participação e produção de eventos; na fomentação da memória sociocultural (individual e coletiva) e suas formas de preservação.

ARUà SILVA DE LIMA

            É Licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2006), Mestre em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) (2009) e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (2015). Foi bolsista CAPES-FIPSE em 2006 e do Coimbra-Group em 2012, quando estagiou, respectivamente, na University of North Carolina at Charlotte (Estados Unidos) e Åbo Akademi (Finlândia). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas lotado na Faculdade de Serviço Social (FSSO). É integrante do Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais (UEFS) e do Grupo de estudos sobre a Guerra Fria (USP). 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7366450114058190

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientaçãoDesenvolve pesquisas sobre organizações de esquerda transnacionais e atingidos por barragens na calha do rio São Francisco.

 Emailarualima@gmail.com 

CÉLIA NONATA DA SILVA 

            Doutorou-se em História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2004, sob a orientação da Profa. Dra. Carla Maria Junho Anastasia, onde defendeu a tese Sertão Mestiço: Mandões e Bandidos na capitania das Minas. Atualmente é professora do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e integrante do grupo de pesquisa História Social do Crime. Obra publicada: Territórios de Mando: Banditismo em Minas Gerais, século XVIII. 


Latteshttp://lattes.cnpq.br/1245637151421828
Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: Cultura política, relações de dominação: massa e poder, conflitos rurais, Revoluções na história moderna, teoria política, sistemas de poder, discursos e propaganda, mídia e massa, crime, violência, banditismo, cultura rural, ruralismo, sertão e cultura; arte e guerra, arte e propaganda. A temporalidade dos objetos de estudo: do século XVIII à primeira metade do século XX. 
Emailcelianonata@gmail.com 

ELIAS FERREIRA VERAS

          Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Relações de Gênero (Homossexualidades, Experiências trans, Queer). É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS-UFAL) e pesquisador do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH-UFSC) e do Grupo de Pesquisas e Estudos em História e Gênero (GPEHG-UFC). Em 2017, publicou o livro Travestis: carne, tinta e papel (Ed. Prismas).

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4215190D6

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: História das Relações de Gênero; História das Sexualidades; História das Homossexualidades; História dos corpos;

Email: eliashistoria@yahoo.com.br  

 IRINÉIA MARIA FRANCO DOS SANTOS

          Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), em 2012. Professora nos Cursos de graduação e pós-graduação em História da Universidade Federal de Alagoas. Líder do LIER - Laboratório Interdisciplinar de Estudo das Religiões, ICHCA-UFAL; vice-líder do LAHAFRO - Laboratório de História da África e Afro-Brasileira do ICHCA-UFAL; pesquisadora associada à Rede História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo e à Associação Brasileira de História das Religiões. Coordena os acervos do Arquivo da Cúria Metropolitana de Maceió (ACMM) e do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis) dos cursos de História da UFAL. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2018. Autora, entre outros trabalhos, dos livros: “A Comunidade São João Batista em São Paulo: 1980-2000, LCTE Editoria, 2008; “O Axé Nunca se quebra”: transformações históricas em religiões afro-brasileiras, São Paulo e Maceió (1970-2000), Edufal, 2014; “A Caverna do Diabo e outras histórias”: ensaios de história social das religiões (Alagoas, séculos XIX e XX), Edufal, 2016; Imprensa Católica na Primeira República: uma história social do hebdomadário A Fé Christã (Penedo, Alagoas), Edufal, 2019.  

 

Lattes:http://lattes.cnpq.br/6801048248935718

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientaçãoHistória Social das Religiões; Religiões Afro-Brasileiras, Catolicismo, Teologia da Libertação e Comunidades Eclesiais de Base, Religião e Política, Religião e Movimentos Sociais.
Emailirineiafranco@gmail.com

Grupos de Pesquisas: LIER – Laboratório Interdisciplinar de Estudo das Religiões -lier.ufal@gmail.com / Facebook: https://www.facebook.com/lier.ufal/

Participação em redes de pesquisa:

Rede de pesquisa

Website/Blog

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES

www.abhr.com.br

REDE DE PESQUISA HISTÓRIA E CATOLICISMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

http://www.redehistoriaecatolicismo.com.br/

 

FLÁVIA MARIA DE CARVALHO

          Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em História Social (UFF) realiza pesquisas sobre a História de Angola e de regiões da África Centro Ocidental, sobre as relações de poder estabelecidas pelas elites políticas do antigo Ndongo, sobre a História dos sobados, e sobre escravidão africana. Possui mestrado em História pela UFF (2002) e graduação pela UERJ (1999). Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas às hierarquias sociais da África Centro Ocidental e sobre administração portuguesa em Angola nos séculos XVII e XVIII, que fazem parte de seu projeto de pós-doutoramento junto ao Programa de Pós Graduação em História da UFRRJ.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3197648102123157


Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: .História da África, Administração portuguesa em conquistas e colônias africanas, Dinâmicas e processos de escravidão atlântica.

 Email: flamariacarvalho@gmail.com

 GIAN CARLO DE MELO SILVA

          Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2005). Mestre em História Social da Cultura Regional pela mesma instituição (2008). Doutor em História do Norte e Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014) com a tese: Na Cor da Pele, o Negro: Conceitos, Regras, Compadrio e Sociedade Escravista na Vila do Recife (1790-1810). Atualmente é professor dos cursos de graduação em História e Pedagogia da Ufal. Coordenador do Núcleo de Estudos Sociedade, escravidão e Mestiçagens (NESEM); Pesquisador da Rede de Estudos Escravidão, Mestiçagem, Trânsito de Culturas e Globalização - Séculos XV a XIX (UFMG) e O Mundo Atlântico (UFPE). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colonial e Imperial, atuando principalmente com os seguintes temas: Escravidão, Família, Mestiçagem, Cotidiano, Batismo, Casamento, Igreja Católica, População, Sociedade.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816194135811718

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: História da Escravidão, História das Mestiçagens, História da Igreja Católica e Instituições Leigas, História da Família, História Social e Cultural entre os séculos XVI- XIX.

 Emailprofgianufal@gmail.com 

JOSÉ VIEIRA DA CRUZ

           Doutorou-se em História Social na Universidade Federal do Bahia (UFBA), em 2012, sob a orientação do Prof. Dr. Muniz Gonçalves Ferreira, onde defendeu a tese “Da autonomia à resistência democrática: movimento estudantil, ensino superior e a sociedade em Sergipe, 1951-1985”. Atualmente é professor do curso de História do Campus do Sertão/Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Sociedade e Cultura (GEPHISC) e do Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste (HPOPNET). Dentre os trabalhos publicados destaca-se “Manoel Bomfim e a América Latina: a dialética entre o passado e o presente”, no qual é um dos organizadores.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1801094730094239

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: História social, movimentos sociais, movimento estudantil, ensino superior, intelectuais, ditadura civil-militar, eleições, partidos políticos, literatura, cultura popular, memórias, história oral e sertão. Temas estes tendo como cronologia norteadora os séculos XIX, XX e XXI.

Emailjvdcufal@gmail.com 

LÍDIA BAUMGARTEN

           Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (2010). As pesquisas têm contemplado os temas sobre Memória, Cultura e Ensino de História. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas, atuando na área de Ensino de História e Estágio Supervisionado. Coordena o Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História – LAPPEHis, que desenvolve atividades relacionadas às pesquisas-ação, que são pensadas a partir da “reflexão-ação-avaliação-(re)ação”; um processo que propicia, primeiramente, conhecer e refletir sobre a realidade escolar, para então, elaborar e desenvolver as práticas de ensino na sala de aula ou em outros espaços, para, em seguida, repensá-las como forma de ressignificar o Ensino de História. Entre outras ações, o LAPPEHis passou a organizar, anualmente o Seminário Nacional de Ensino de História e o Curso de Formação Continuada e Colaborativa de Professores de História da rede pública de ensino. A docente também está vinculada ao grupo de pesquisa Grupo de Estudo Ensino, História e Docência (GEEHD), da mesma Universidade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7312808913197579

Linha de pesquisa do PPGH

Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Linhas de pesquisas do LAPPEHis

Memória, Diversidade Cultural e História de Alagoas

Aprendizagem Histórica: Metodologias, Linguagens e Fontes Históricas

Formação de Professores e Ensino de História

Temáticas de Orientação

Formação de Professores de História (inicial e continuada); Ensino de História e Estágio Supervisionado; Ensino de História e o Programa Residência Pedagógica; Educação Histórica; Formação da Consciência Histórica; Ensino de História: suas Metodologias, Linguagens e Fontes Históricas; Currículos e Políticas Públicas; Livros Didáticos, entre outros. Podem ser pesquisados também, temas relacionados às Culturas Regionais do amplo Patrimônio Histórico e Cultural – material e imaterial do Estado de Alagoas: Grupos Folclóricos, Artesanato, Temas sobre o Cotidiano e Modos de Viver e suas Representações.

Email: lidia.baumgarten@ichca.ufal.br  

 MICHELLE REIS DE MACEDO

            Doutorou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2012, sob a orientação do Profº Dr. Jorge Ferreira, onde defendeu a tese “Recusa do passado, disputa no presente. Esquerdas revolucionárias e a reconstrução do trabalhismo no contexto da redemocratização brasileira (décadas de 1970 e 1980)”. Atualmente é professora do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), integrante do Grupo  de Pesquisa História Social e Política e pesquisadora da FAPERJ no programa Cientistas do Nosso Estado (RJ).  Obras publicadas: O movimento queremista e a democratização de 1945. Trabalhadores na luta por direitos.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/9864655486093379

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: História do Brasil Republicano; História do Trabalhismo; lideranças e partidos trabalhistas; frentes, organizações, partidos e movimentos de esquerda; História indígena; políticas indígenas e indigenistas; movimentos políticos e sociais relacionados à questão indígena.

Email: michellemacedo.historia@gmail.com  

OSVALDO BATISTA ACIOLY MACIEL 

            Doutorou-se em História na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2011. Após 11 anos de trabalho na educação básica, passou a se dedicar integralmente ao magistério superior, inicialmente na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e atualmente na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É vice-coordenador do Grupo de Pesquisa História Social e Poder. Entre suas obras publicadas, estão: Pesquisando (n)a província: economia, trabalho e cultura numa sociedade escravista; Trabalhadores, identidade de classe e socialismo: os gráficos de Maceió (1895-1905); Operários em movimento: documentos para a história da classe trabalhadora em Alagoas (1870-1960) e A Perseverança dos caixeiros: o mutualismo dos trabalhadores do comércio em Maceió (1879-1917). Desenvolve pesquisas na área de História Social do Trabalho, sobre diversos temas relativos à história regional, com foco em Alagoas, e também na área de Teoria e Metodologia da História, com ênfase na tradição marxista.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/9529634717031458

Linha de pesquisa: Relações de Poder, Conflitos e Movimentos Sociais

Temáticas de orientação: História social do trabalho e História social da escravidão (em suas diversas dimensões); História das esquerdas no Brasil; História dos movimentos sociais no Brasil; História Social da Literatura (séculos XIX e XX); História, memória e historiografia alagoana; Teoria, história e historiografia marxista.
Emailosvaldo.maciel@ichca.ufal.br  

PEDRO LIMA VASCONCELLOS          

            Doutorou-se em Ciências Sociais: Antropologia, em 2004, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) sob a orientação da Profa. Josildeth Gomes Consorte, com a tese Terra das promessas, Jerusalém maldita: memórias bíblicas sobre Belo Monte (Canudos). Livre-docente em Ciências da Religião, título alcançado junto à mesma universidade (em 2009), com a tese: Abrindo as portas do céu: apontamentos para a salvação, por Antonio Vicente Mendes Maciel. Desenvolveu pesquisa em nível de pós-doutoramento junto ao Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sobre os fluxos entre grupos marginais cristãos dos primeiros séculos e aqueles que constituíram os primórdios do islã. Atualmente é professor na área de Filosof ia  na Unidade Educacional de Palmeira dos Índios da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Integra o LIER (Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Religião), vinculado ao curso de História da mesma universidade, bem como o Observatorio de Religiones Comparadas, da Universidad de Sevilla (Espanha).

Latteshttp://lattes.cnpq.br/7003483445498117

Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientaçãoHistória das religiões, cultura popular, messianismos e milenarismos, culturas do Antigo Oriente Próximo, textos e narrativas sagradas

Email: plvascon@uol.com.br 

RAQUEL DE FÁTIMA PARMEGIANI 

            Doutorou-se em História na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), em 2008, sob a orientação do Prof. Dr. Ruy de OliveiraAndrade Filho, onde defendeu a tese Juízo Final e Salvação na Alta Idade Média hispânica: o Comentário ao Apocalipse do Beato de Liebana. Atualmente é professora do curso de História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e integrante dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos Medievais (GEM) e Laboratório de História Afro-brasileira (LAHAFRO). 

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0381377016378617


Linha de pesquisa: Culturas Políticas, Representações, Discursos e Narrativas

Temáticas de orientação: Nos propomos a pesquisar, numa perspectiva da história da leitura, a cultura escrita e visual, pensada não só no seu contexto de produção, mas nas suas formas de transmissão e recepção, no emprego sócio-cultural que eles assumem dentro das comunidades como suporte de discursos. Ênfase se dá principalmente sobre a produção cultural da Idade Média e das formas de apropriação destes textos em períodos históricos posteriores, como, por exemplo, sua influência na literatura, na fala comum, na arte popular, nas manifestações da religiosidade do povo, nos movimentos sociais ligados ao milenarismo etc.
Emailrparmegiani@gmail.com