Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação marca abertura de semestre letivo do PPGCI/UFAL

A segunda edição do Siti, realizada no período de 23 a 27 de novembro de 2020, conta com palestras e comunicações de pesquisas em andamento
Por Prof. Edivanio Duarte de Souza - PPGCI/UFAL
17/11/2020 07h52 - Atualizado em 18/10/2022 às 09h34

O II Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação (Siti), que será realizado no período de 23 a 27 de novembro de 2020, é um evento interno do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL), que tem como finalidade a comunicação e a divulgação das pesquisas em andamento no âmbito do programa.

Na edição 2020, que marca o início do segundo semestre letivo, serão realizadas palestras e comunicações orais de pesquisa em andamento.

A palestra de abertura “Teorias, subáreas e paradigmas da Ciência a Informação” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Alberto Ávila de Araujo (Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais - ECI/UFMG), no dia 23, às 19h00.

A palestra de enceramento “Semiótica informacional: delimitações, objetos e relações” será ministrada pelo Professor Doutor Carlos Cândico de Almeida (Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista - FAFIC - Unesp), no dia 27, às 20h00.

As comunicações orais serão realizadas pelos(as) mestrandos(as), em colaboração com os(as) seus(suas) respetivos(as) orientadores(as) e coorienadores(as).

O evento será realizado integralmente de forma remota, pelo canal do PPGCI/UFAL no YouTube.

Público alvo e inscrições

Além do público interno, discentes e docentes do programa, o Siti é destinado a discentes, docentes e profissionais de Ciência da Informação e áreas afins que se interessem por conhecimentos em informação, tecnologia e informação.

A participação é gratuita e a oferta de certificado é condicionada à inscrição no site do evento, bem como à frequência em, pelo menos, 75% das atividades realizada.

Cronograma de apresentações

As sessões de apresentação dos trabalhos dos(as) discentes serão realizadas, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, nos períodos da manhã e da tarde por linhas de pesquisa, respectivamente, Produção, Mediação e Gestão da Informação, e Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos, conforme programação disponível no site do evento. Nas linhas de pesquisa, as apresentações foram organizadas por aproximações temáticas, objetivando o melhor debate acerca dos trabalhos apresentados.

As sessões de apresentação serão mediadas por docentes das linhas de pesquisa. Cada discente terá 20 min para apresentar o seu trabalho. Ao final das apresentações que compõem cada sessão, os mediadores abrirão para perguntas e para o debate.