Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação lança Edital de Seleção 2020/2021

Os(As) candidatos(as) selecionados(as) ingressarão no curso de mestrado em março de 2021
Por Prof. Edivanio Duarte de Souza - PPGCI/UFAL
12/11/2020 09h27 - Atualizado em 13/11/2020 às 21h02

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPEP) e a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/UFAL) tornam pública a abertura do processo de inscrição, seleção e matrícula dos candidatos ao curso de Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação para ingresso no ano de 2021, nos termos do EDITAL Nº 03/2020 - PROPEP-CPG/UFAL/PPGCI.

O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 16 (dezesseis) vagas ofertadas pelo PPGCI/UFAL, na área de concentração Informação, Tecnologia e Inovação, distribuídas nas duas linhas de pesquisa, Produção, Mediação e Gestão da Informação e Informação, Comunicação e Processos Tecnológicos. São oito vagas para ampla concorrência, três vagas para cotas afrodescendentes, duas vagas para cotas indígenas, duas vagas para cotas de pessoas com deficiência e uma vaga para servidor(a) público(a).

Poderão se inscrever, para o Mestrado em Ciência da Informação, candidatos(as) graduados(as) portadores(as) de diploma de nível superior em quaisquer cursos de graduação emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Também poderão se inscrever no presente processo seletivo os(as) concluintes do último semestre de cursos de graduação de instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. Estes(as) deverão submeter junto aos documentos de inscrição uma declaração de que é concluinte emitida pela sua Coordenação de Curso.

O processo seletivo é composto por três etapas, Avaliação do Projeto de Pesquisa (peso 4), Avaliação da Defesa do Projeto de Pesquisa (peso 4) e Avaliação do Currículo do(a) Candidato(a) (peso 2).

O(A) candidato(a) aprovado(a) no sistema de cotas será submetido(a) ao procedimento de heteroidentificação, nos termos da Resolução nº 86 - CONSUNI/UFAL, de 11 de dezembro de 2018, que regulamenta a Política de Ações Afirmativas (PAA) nos cursos e programas de pós-graduação lato sensu (inclusive as residências) e stricto sensu da UFAL, bem como da Portaria Normativa nº 04, de 06 de abril de 2018, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que regulamenta o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, para fins de preenchimento das vagas reservadas nos concursos públicos federais, nos termos da Lei n° 12.990, de 9 de junho de 2014. Esse procedimento será realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da UFAL. O(A) candidato(a) indeferido(a) neste será eliminado(a) do Processo Seletivo, não fazendo jus à matrícula junto ao PPGCI.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), no período de 21 de dezembro de 2020 a 02 de janeiro de 2021.

O início das aulas está previsto para o dia 29 de março de 2021.

Mais informações podem ser obtidas no site, nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e na Secretaria do Programa, pelo telefone (82) 3214-1321 e pelo e-mail ppgci@ichca.ufal.br. Além disso, estão disponíveis os Manuais do SIGAA, que tem informações e orientações sobre seu acesso e sua utilização.