11º Encontro Nacional de História da UFAL

04/07/2019 08h24 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h45

O 11º Encontro Nacional de História da UFAL ocorrerá de 3 a 5 de setembro de 2019, e abordará a temática "História e Gênero". Organizado em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade (GEPHGS), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), este ano o 11º Encontro Nacional de História terá como título “História e Gênero”.

Nas últimas décadas, a historiografia brasileira incorporou o gênero como categoria útil de análise histórica (SCOTT, 1995; PEDRO, 2005). Nessa nova prática, o gênero aparece – juntamente com outros marcadores sociais da diferença, como classe e raça – como elemento constitutivo das relações sociais. Tal transformação teórico-metodológica aponta para uma série de transformações político-sociais (movimentos feministas, negros, gays, lésbicos e trans, etc.) e epistemológicas (nova história social e cultural; estudos pós-estruturalistas, pós-coloniais e queer, etc.), que se traduzem em uma escrita da história marcada pela releitura de fontes/temas tradicionais e pela construção de novos objetos e problemáticas de pesquisa.

Diante do atual cenário brasileiro, marcado pela proibição das discussões de gênero na escola, pelo aumento de casos de violências contra mulheres e sujeitos LGBT, pela persistência de preconceitos de gênero (quase sempre atravessados por preconceitos de classe e de raça), é preciso pensar, historicamente, as relações de gênero, de modo que a disciplina história, não seja ela também, reprodutora de desigualdades, invisibilidades e exclusões.

Para acessar o cronograma e a programação, clique aqui.