A Revista Crítica Histórica é uma publicação semestral do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica (CPDHis) dos cursos de História da Universidade Federal de Alagoas. Seu objetivo principal é divulgar a produção historiográfica em geral com ênfase em pesquisas originais e articular a troca de informações junto a outros pesquisadores da região e do país. Com isso, quer-se criar um veículo democrático para o debate e a reflexão crítica sobre os temas históricos de interesse regional e nacional.
Compreende-se que através dos estudos históricos é possível buscar o conhecimento dos processos dinâmicos da sociedade no tempo e no espaço com as perspectivas de transformação e melhoria da vida social como um todo.
Isso posto a Revista Crítica Histórica compõe-se das seguintes sessões:
Dossiê Temático: composto por artigos sobre uma temática específica eleita pelo Conselho Administrativo e/ou coordenada por especialista da área.
Artigos Gerais: a sessão é composta por artigos aprovados pelo Conselho Consultivo entre os recebidos durante as Chamadas Abertas e/ou fluxo contínuo para o público pesquisador em geral.
Estudos de Documentação: artigos que analisam fontes primárias ainda inéditas ou pouco exploradas pelos historiadores; também podem ser apresentados resultados parciais de pesquisa em cima de tais fontes, catálogos, listagens e apresentação de fundos de acervo arquivístico e outros.
Resenhas: resenha de livros lançados e/ou reeditados/traduzidos no Brasil nos últimos cinco (5) anos, além dos clássicos que componham bibliografia importante para a História.
Ensaios: Textos de professores e pesquisadores conhecidos, a serem convidados pelo conselho administrativo, que têm liberdade de desenvolver uma reflexão sobre a história ou sobre a sociedade de modo geral.
Entrevistas: Com pesquisadores, especialistas e professores da área de História e Ciências Sociais que tenham contribuído com o desenvolvimento de suas áreas no país.
Eventos Acadêmicos: Calendário de eventos na área de História no país, congressos, seminários, simpósios, etc, a ser apresentado pela equipe de edição.
Materiais
Didáticos: sugestões de livros, filmes, mapas e
outros que sejam ferramentas pedagógicas e didáticas para o
ensino de História em todos os níveis, a ser levantados pela
equipe de edição.