O ICHCA APRESENTA À UFAL MAIS UMA FORMA DE RESISTIR

O engajamento de técnicos e docentes do ICHCA, aliado aos poucos recursos da SINFRA, proporcionou ambientes mais acolhedores na Unidade Acadêmica.

24/08/2021 21h13 - Atualizado em 18/10/2022 às 07h59

Saudades, Renovação e Acolhimento. Foram esses os sentimentos que marcaram as novas tintas do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, revelados na visitação do Reitor e sua equipe às salas, jardins e corredores do ICHCA.

Na manhã de quarta-feira (04/08), o Instituto, por sua direção e secretaria, recebeu a visitação do Reitor Josealdo Tonholo, acompanhado dos gestores da SINFRA e dos Pró-Reitores (PROGEP, PROGRAD, PROPEP e PROEST). A visita teve por finalidade acompanhar os esforços empreendidos que sintetizam a saudade da vida acadêmica, povoando os corredores da Universidade, e a vontade de renovar os ambientes para o acolhimento merecido a cada estudante e comunidade.

A reconfiguração é fruto de um trabalho coeso da Secretaria Geral da Unidade Acadêmica e orquestrada pelo Coordenador de Infra-Estrutura do ICHCA, o Técnico-administrativo Josilan Paulino Barbosa, que também se dispôs a realizar compras, plantar gramas e confeccionar o letreiro que identifica a unidade, além de outras ações. Para ele, “gratificante é ter o apoio dos alunos que chegam para dar o depoimento de que estão bastante satisfeitos com os ambientes renovados”.

WhatsApp Image 2021-08-18 at 18.57.44 (4).jpeg

O Reitor, professor Josealdo Tonholo, reconheceu o empenho de Josilan e dos servidores do ICHCA ao afirmar que “Há um simbolismo muito grande no que está acontecendo aqui hoje. Vocês são a universidade. Isso revela um pertencimento institucional que se apresenta pela responsabilidade e amor à UFAL, indo além das obrigações de servidor”. Os Pró-Reitores Wellington Pereira (PROGEP), Amauri Barros (PROGRAD), Iraildes Assunção (PROPEP) e Alexandre Lima (PROEST) e os gestores da SINFRA, Felipe Paes e Valter Quirino, também pronunciaram o reconhecimento pelo trabalho e dedicação do ICHCA.

A Diretora Sandra Nunes Leite fez referência ao trabalho da Secretaria Geral e às ações de Josilan que estimulou e organizou os esforços de todos para o resultado alcançado. “A proposta de Josilan foi abraçada e, nesse momento, nosso sentido de grupo e de unidade foi reforçado”. E estendeu seu agradecimento aos que fazem o ICHCA: “Se a direção não contasse com servidores que também se engajam, o ICHCA não seria esse. Direciono também o meu agradecimento aos pintores, jardineiros e nossos auxiliares de limpeza e segurança, pela dedicação com que desempenham suas atividades aqui, especialmente nesse momento”.

WhatsApp Image 2021-08-18 at 18.57.44 (2).jpeg

Celina Moura, Secretária da Unidade, afirmou que “o sentimento pelo novo ICHCA é de energia renovada e satisfação pelo novo. Precisávamos de um ambiente mais colorido, que retratasse o caráter artístico e a diversidade da nossa unidade acadêmica”. Nas palavras de Thatiane Oliveira, coordenadora administrativa do ICHCA, revela-se o “sentimento de bem estar”, que encontrou eco entre técnicos, docentes e estudantes, a exemplo: “O ICHCA agora tem vida. Não vejo a hora de recomeçarmos para ocuparmos e resistirmos nesse espaço”, diz a Estudante Maria Everlane Moraes; “Os trabalhos estão caprichados no ICHCA... um espaço muito bonito e agradável”, afirma a Docente Isabelle Pitta.

WhatsApp Image 2021-08-18 at 12.30.24 (4).jpegAs contribuições voluntárias para a diversidade de cores e cuidados com a paisagem vieram de técnicos e docentes que desenvolvem suas atividades laborais no prédio sede do ICHCA. A força de trabalho e demais recursos disponíveis na universidade vieram da SINFRA. O resultado chama a atenção e desperta naqueles que passam os sentimentos do ICHCA: saudade, renovação e acolhimento.

Clique aqui para acesso ao PDF e mais fotos.

Fotografias por: Renner Boldrino

WhatsApp Image 2021-08-18 at 12.30.24 (2).jpegWhatsApp Image 2021-08-18 at 12.30.24 (6).jpeg