Seminário de Relações Públicas sobre fortalecimento da marca tem êxito em sua realização

O evento contou com a palestra da analista de comunicação da Embrapa, Aline Bastos

02/12/2014 18h46 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Por Diogo Maia

Estudante de Jornalismo

Na quarta-feira (19) os estudantes de Relações Públicas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tiveram a oportunidade de participar do Seminário do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Marca e suas Interfaces (GIEMI). O evento, que teve como tema o fortalecimento da marca: imagem e reputação institucional trouxe a Analista de Comunicação da Embrapa, Aline Bastos, com a palestra “Planejamento de Comunicação e Estratégias de Relacionamento com Públicos: cases da Embrapa”. Em parceria com a assessoria de comunicação dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, o seminário teve como organizadores os professores doutores, Jean Charles Zozzoli e Manuela Callou.

Aline Bastos, mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mostrou em sua palestra um planejamento estratégico de ações de comunicação e de relacionamento com os públicos. Tratando desde o diagnóstico da situação, priorização de problemas, ações, atividades e avaliação contou também, com uma estratégia de comunicação com o público externo, utilizando o uso da publicidade e das mídias sociais durante o Rio+20.

Para ela, como atual analista de comunicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), seminários como esse podem contribuir para desenvolver uma excelência em Comunicação no estado de Alagoas. “É muito gratificante poder dividir alguns desafios, sucessos e fracassos da minha experiência profissional, com quem está iniciando a carreira. Quis mostrar com os ‘cases’ da Embrapa como aliar a teoria à prática profissional, através de situações complexas e desafiadoras, presentes no dia a dia de um profissional de Comunicação. Acredito que este ainda é o maior questionamento para quem ainda está na faculdade, enfrentando as angústias e incertezas inerentes a esse período”, acentua.

O prof. Dr. Jean Charles Zozzoli comemora o sucesso do seminário e ressalta sobre a importância do tema abordado. “Esse êxito confirma o forte interesse existente em nossa comunidade acadêmica pelo tema pesquisado e abordado este ano. Testemunha também a contemporaneidade, o dinamismo e a pertinência das temáticas estudadas e desenvolvidas pelo nosso grupo de pesquisa. O evento possibilitou, portanto, aos presentes refletir sobre o fortalecimento da marca, ao considerar questões de identidade, imagem e reputação institucional, que envolvem diretamente os profissionais de relações públicas e os assessores de imprensa, seja eles jornalistas ou RR. PP”.

A promoção de seminários anuais, como esse do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Marca e suas Interfaces, confirma o empenho dos grupos de pesquisa dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas em fortalecer o conhecimento acadêmico. “O seminário do GIEMI consolida a marca do grupo de pesquisa, que é baseada nos valores da construção dos saberes e no compartilhamento do conhecimento. A palestra proferida por Aline Bastos, além de enriquecedora, trouxe a práxis cotidiana da profissão de relações públicas em um cenário de mercado. A participação dos alunos demonstra a importância de eventos como esse”, acrescenta a profa. Dra. Manuela Callou.

A estudante de Relações Públicas, Wendy Morais, comenta os esclarecimentos sobre a prática de um profissional da área, pontuadas na palestra. “Eu sinceramente gostei muito do que ouvi na palestra da Aline Bastos. Mostrou-me que a profissão que escolhi é um dos melhores desafios e isso particularmente motiva muito quem gosta de Relações Publicas. Não deve ser fácil lidar com uma empresa tão grande como a Embrapa, mas pra quem tem competência e gosta de verdade do que faz, no final tudo dá certo”.

Ao final da palestra os alunos foram sorteados para ganhar edições variadas da revista alagoana, Graciliano, além de portfólios da Embrapa.