Professor Luiz Gonzaga: uma vida dedicada ao COS e às Relações Públicas

Gonzaga, como era conhecido por seus colegas, faleceu vítima de infarto

23/10/2013 11h20 - Atualizado em 18/10/2022 às 08h15

Lucas Emery e Madysson Weslley  - Estudantes de Jornalismo

Luiz GonzagaA comunicação alagoana está de luto: na manhã do dia 18 de outubro faleceu o professor Luiz Gonzaga Costa de Oliveira. Mesmo aposentado, mantinha-se presente desenvolvendo atividades no COS. Foi uma referência para diversos estudantes e deixou sua marca na trajetória do curso. Consagrou-se como uma das principais lideranças das Relações Públicas no estado com destaque nacional.

Estudantes, professores, profissionais e colegas de trabalho lamentaram a perda. Embora o professor estivesse com alguns problemas de saúde, a notícia da morte foi recebida com surpresa por todos.  "Eu soube do falecimento através de uma rede social. Um colega deixou uma mensagem no bate-papo informando o ocorrido. Eu não acreditei e liguei para outra professora do COS, a Magnólia Rejane, e infelizmente ela confirmou. Fiquei muito triste. A sensação que tive se comparou a de quando perdi o meu pai”, lamentou a professora de Relações Públicas da Ufal, Mirtes Torres.

A vontade de contribuir na formação de outros profissionais da área de relações públicas era tão grande, que mesmo após a aposentadoria, o professor chegou a ser voluntário no curso de Comunicação. O desejo por formar novos profissionais ia além de um simples trabalho pois tratava o ofício da docência como uma paixão.

O reconhecimento do importante papel do professor Gonzaga na área da Comunicação Social sempre existiu. Em 2006, durante a edição do Congresso Intercom, em Brasília, o professor foi agraciado com a Medalha 2 de Dezembro, concedida apenas para os profissionais reconhecidos por ajudar na construção e nas melhorias do ofício dos Relações Públicas no Brasil.

Antes de seu falecimento já estava prevista uma nova homenagem que ocorrerá no dia 07 de novembro, desta vez pelo próprio curso de Comunicação da Ufal. A iniciativa partiu da professora Edna Cunha, ex-aluna de Gonzaga e contou com a aprovação unânime do Colegiado. Na ocasião será feita uma exibição de fotos, banners, vídeos e a aposição de uma placa no prédio do COS. O nome do professor nomeará o laboratório de Multimeios, passando a se chamar Laboratório Multimeios Professor Luiz Gonzaga.

A cerimônia já havia sido comunicada ao professor. Por já ter uma saúde debilitada, os docentes do curso concordaram que Gonzaga estivesse ciente da homenagem, por conta de temer que o elemento surpresa pudesse afetar-lhe a saúde.

“O que me conforta um pouco é que ele soube em vida da homenagem”, relatou em desabafo a professora Edna Cunha. A relação de Edna com o professor Gonzaga enquanto aluna e colega de trabalho transcendeu os muros da universidade: “Se eu pudesse defini-lo em duas palavras, eu diria ‘amor’ e ‘doação’. Ele era muito solícito, um professor que procurava despertar nos alunos o que eles tinham de melhor, principalmente naqueles alunos que pareciam não ter brilho. Estes aparentavam ser os preferidos dele. Lembro de uma frase que ele dizia: ‘Ajudar é muito mais importante que ganhar, o resto a gente conquista depois’. Eu me sinto como órfã ”, lamenta a amiga. Para Edna, não se trata de uma perda para o COS, mas de uma perda em âmbito nacional. “O professor era um nome das Relações Públicas no Brasil”, enfatiza.

Carreira

Luiz Gonzaga começou a dar aulas na Ufal no Ano de 1987. Foi coordenador do curso entre os anos de 1992 a 1994 e de 2000 a 2003. Também passou pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), quando ocupou o cargo de diretor de divulgação e de imprensa. De 1991 a 1995 foi assessor de comunicação da Reitoria da Ufal. O professor foi, entre os anos de 2000 a 2002, presidente da câmara Superior Permanente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) Nacional. Aqui no estado fundou e presidiu a ABRP Seção Alagoas.

Gonzaga formou-se bacharel em Comunicação Social (Relações Públicas) pela Universidade de Brasília (UnB). Era mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Oficial Reformado da Força Aérea Brasileira, além de Consultor e Palestrante em Cerimonial e Protocolo, Comunicação Organizacional e Relações Públicas.